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Vamos falar sobre Liderança em Design?

Vamos falar sobre Liderança em Design?

Comunidade How

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Liderar não é nem um pouco confortável. Para isso, é preciso tirar as pessoas da zona de conforto e, principalmente, você sair da sua.

OBS: Artigo criado por Eder Ferreira (Designer e Cofounder, Spreading), publicado originalmente no Medium da comunidade Pretux.

Este artigo é resultado de alguns insights que tive no curso de Design LeaderShip, da How Bootcamp , com Anderson Gomes. Realizei este curso com o apoio da Comunidade PretUX ( PretUX) e seu sistema de bolsas para a comunidade preta.

Deixo aqui o meu agradecimento a toda a equipe que faz de tudo para nos apoiar!

Inicialmente, é necessário pontuar que liderança possui várias habilidades que estão fora do Design e que elas são importantes para qualquer pessoa que queira desempenhar essa função. Algumas dessas habilidades são:

  • Comunicar de forma clara e objetiva garantindo o entendimento dos ouvintes.
  • Ouvir e ser ouvido. A escuta ativa sempre facilita a comunicação.

Mas, então, por que colocar um designer para liderar outros designers? Por que não outra pessoa que seja apenas “líder”?

Antes de responder essas perguntas, devemos responder qual a diferença entre gerenciar e liderar.

Gerenciar é garantir que as coisas não sairão do controle, que tudo vai ser conforme o esperado.

Liderar é promover mudanças no curso de algo ou conduzir para algo novo.

Design, assim como liderar, também é promover mudanças.

Portanto, liderar não é opcional no Design, pois constantemente você precisará influenciar, convencer, dar direção, inspirar e motivar pessoas.

Mesmo que você seja aquela pessoa que desenvolve seus trabalhos com o fone de ouvido e música alta, em algum momento terá de apresentar um projeto, negociar prazos, convencer e demonstrar inúmeras habilidades de liderança.

Existem 6 pilares que norteiam a atividade do designer. São eles:

  • Empatia: entender que o processo de Design é para as pessoas e que elas estão em primeiro lugar. Logo, Design não é para você mesmo.
  • Imersão: busca constantemente mergulhar no problema, vivenciar ao máximo, para que, desta maneira, possa propor soluções ou melhorias.
  • Fazer perguntas inocentes: possui a capacidade de questionar os porquês das coisas, como uma criança de 6 anos. Busca sempre manter a curiosidade para entender o que está por trás das coisas.
  • Experimentação: busca aprender rápido, através de pequenos testes constantes, antes de qualquer linha de código ou desenvolvimento mais robusto.
  • Facilidade: visa facilitar a comunicação, usabilidade, deixar os objetivos e visões claras.
  • Escalabilidade: faz com que o produto seja replicável para outras pessoas e contextos.

Com esses fundamentos já presentes no Design, o profissional tem um diferencial muito grande para uma liderança de Design em relação a outros líderes.

Mas como começar a ser um líder?

A liderança começa primeiro de dentro pra fora. Você tem que aprender a se liderar, para depois liderar outras pessoas. Antes mesmo de ocupar um cargo de liderança, você já deve ser visto como tal, nas suas funções diárias.

Defina estratégias e foque nos seus objetivos. Isso é primordial na carreira de um líder.

“Ou você tem uma estratégia ou será parte da estratégia de alguém” — Alvin Toffler.

Se você não define o que quer ser na sua carreira profissional, alguém vai definir para você e você não pode gostar. Assim como se você não definir qual a metodologia de Design, a metodologia será definida ao acaso ou por pessoas que não entendem o processo.

Definição é muito importante em liderança, pois você só consegue conduzir pessoas, se você conseguir evidenciar para onde, por qual motivo e como irá chegar em determinado lugar.

E por que eu devo ser um líder?

Se questionar é o primeiro passo para se tornar um líder.

Perguntas como: Por que estamos no mundo? Qual o significado? Qual o meu propósito de vida? Qual a relação entre a família, a nação e o resto do mundo? Entre outros questionamentos facilitam o entendimento da sua visão de vida.

Já para a visão de trabalho, podemos fazer os seguintes questionamentos: Por que trabalhar? O que define um bom trabalho? O que o dinheiro tem a ver com trabalho? O que liderar tem a ver com trabalho? O que a experiência, o crescimento e as realizações pessoais têm a ver com trabalho?

Mas por que passar por essas reflexões?

É válido destacar que esses questionamentos foram baseados no livro Designing your Life, de Bill Burnett & Dave Evans.

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Livro na Amazon (Original): https://amzn.to/365GKdd
Livro na Amazon (Português): https://amzn.to/2Y29Fe1

Saiba que no final desse texto terá muitas outras dicas de livro, para enriquecer ainda mais essa discussão 🙂

Mas voltando…

Responder a questionamentos como os que mencionamos no tópico anterior, facilita o mapeamento e o entendimento profundo do seu propósito. Parece que não, mas isso é muito importante! Entender o que há de sinergia entre essas duas visões, diminuirá seus conflitos internos e ajudará a alcançar a liderança ou que se torne um líder melhor.

Ainda segundo o livro, se você não tem sinergia entre sua visão de vida e a de trabalho, nenhum trabalho servirá.

É super importante se entender como líder, para depois liderar pessoas.

Ter o seu propósito bem definido, contribui para que você possa analisar tudo o que te desgasta e o que não dá resultado.

E saiba que, priorizar é dizer não. É importante dizer sim apenas para coisas que te empoderam, aceleram, motivam e te deixam com mais potência. Em contrapartida, devemos evitar coisas que são atrito, âncora e que não te fazem crescer.

Pode ter certeza que se você conseguir dizer não a tudo que não te faz bem, tudo flui. Dizer “NÃO”, muitas vezes liberta! Embora não seja fácil, mas vamos aprendendo. 🙂

Como você se vê? E Como as pessoas te veem?

A auto avaliação e o entendimento de como as pessoas que você convive te avaliam, ajudam e potencializam a sua carreira de liderança ou contribui para que você chegue até ela.

Todos os dias fazemos micro escolhas que constroem quem somos. Os feedbacks nos auxiliam a entender onde podemos melhorar, principalmente em relação às decisões emocionais.

Por isso, faça pesquisas constantes com as pessoas que fazem parte da sua rotina, busque feedbacks sinceros e anônimos. Mas saiba, que vai (ou que pode) doer.

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Exemplo de avaliação desenvolvida pelo facilitador Anderson Gomes, base do formulário online (forms.office.com) para minha avaliação pessoal com minha rede de contatos, logo a seguir.

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“Frequently I have to shock my system, to feel that I am still alive” — John Maeda.

Numa tradução livre, a frase acima está dizendo: “Frequentemente eu tenho que chocar o meu sistema para sentir que ainda estou vivo.”.

Receber feedback pode ser um desses choques, porque nem sempre é algo confortável. Por este motivo, é melhor recebê-lo no momento em que você estiver bem e preparado para ouvi-lo.

Feedback é uma alternativa rápida e prática de você saber como a sua postura é observada por outras pessoas. Além disso, se você se atentar aos pontos importantes, é uma excelente oportunidade para que você melhore como líder.

Cultive uma cultura de feedback na empresa, no time e na sua liderança.

Saiba que para estar em uma posição de liderança, você deve sempre buscar se dar uma chacoalhada. Sair da zona de conforto é essencial para essa posição.

Finalizando as percepções e alguns aprendizados que tive no curso, posso concluir que, embora tenha compartilhado algumas dicas muito importantes, principalmente para lideranças com foco em designer, é fundamental entender que nunca estaremos preparados para essa função.

Faço essa consideração, pois até mesmo líderes famosos afirmam que a aprendizagem e os desafios são constantes e variam em cada contexto. Todos os dias estamos aprendendo.

Por isso, não foque apenas em conhecimentos de Design, aprenda coisas novas a todo momento. Busque conhecimentos, como: relação entre pessoas, facilitação, negociação, resolução de conflitos, processos, carreira, liderança, cultura etc.

Busque conhecer e aprender sobre as principais habilidades de um líder e as aplique no seu dia a dia.

Aprenda, coloque em prática, se errar, reconheça, aprenda novamente e conserte o erro.

Isso é o que deve nos atrair nesse novo desafio. 🙂

Para concluir, compartilho uma frase que vi em um vídeo do canal DesignTeam, com Rodrigo Lemes, e tirada do livro Liderança de Alto Nível de Ken Blanchard (Livro na Amazon: https://amzn.to/2KDiRlO). Vejo que ela se conecta bem com o tema e serve tanto para nossa vida profissional quanto para a pessoal e finalizo este texto com ela:

Trate bem o seu pessoal!!!

Até logo 😉

Sua opinião é sempre bem vinda, até para aprendermos mais! Aplauda, compartilhe, se vê que faz sentido e pode ajudar mais alguém 🙂

E abaixo, o link para dicas de livros do curso 😉

Sugestões de Livros para Liderança em Design (Design Leadership).

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