Esse artigo foi escrito por nossa ex-aluna, Evelyn Barros, e publicado originalmente aqui.
Há pouco tempo, participei do Bootcamp de UX Research ministrado por Bianca Lima e Thaís Falabella da How Bootcamps, graças a uma bolsa fornecida pela comunidade PretUX (obrigada PretUX ❤️)️.
Essa foi a minha primeira experiência em um Bootcamp. E eu acredito que posso dizer que foram três semanas intensas, porque mergulhei no mundo da pesquisa com os usuários. Aprendi temas como: fundamentos de UX Research e as boas práticas de pesquisa. Além das estratégias envolvidas, aplicabilidades das metodologias e quando utilizá-las ou mesclá-las.
Inicialmente, pode parecer difícil escolher e usar um método de pesquisa de usuário, porém não precisa ser complicado. Por isso, quero fazer você conhecer, de forma mais simplificada, sobre os tipos e métodos de pesquisa de UX.
Mas antes de qualquer coisa, vamos primeiro falar sobre o conceito de UX Research.
Você sabe o que é UX Research?
A pesquisa em UX, ou UX Research se concentra em entender perfil, os comportamentos, as motivações e as necessidades dos usuários. Permite otimizar projetos resolvendo, prevenindo problemas e descobrindo oportunidades que são usadas para criar experiências intuitivas e centradas no ser humano.
Segundo a Interaction Design Foundation a pesquisa em UX é:
Uma investigação sistemática dos usuários e seus requisitos, a fim de adicionar contexto e insights sobre o processo de projetar uma experiência do usuário. A pesquisa de uma variedade de técnicas, e a metodologia de pesquisa a usar ferramentas, podem determinar os fatos e descobrir os problemas que podem ser usados para determinar as informações que podem ser inseridos no design.
A pesquisa do usuário é mais do que apenas uma etapa no processo de desenvolvimento. Os dados e insights são coletados por meio de pesquisas contínuas, durante todo o ciclo de vida do produto.
Tipos e métodos de pesquisa de UX: quando usá-los?
Na verdade, a resposta para essa pergunta é a mesma para a maioria das perguntas do universo do UX Design: depende.
Existem diversas técnicas e métodos de pesquisa dentro do contexto da Experiência do Usuário (UX). A escolha por uma delas varia de acordo com seu projeto de pesquisa e de questionamentos como:
- O que você deseja descobrir?
- Em que etapa você está?
- Quais objetivos você deseja alcançar?
- Quais recursos você possui?
Christian Rohrer enfatiza a importância de saber selecionar o método para utilizar em cada projeto. Além disso, ele também apresenta em seu artigo uma Framework com 20 métodos organizados em eixos para ajudar nessa seleção.
Para entender melhor, vamos visualizar o diagrama que foi adaptado pela Elisa Volpato com base na estrutura tridimensional de Christian Rohrer, com os seguintes eixos:
- Qualitativo vs. Quantitativo
- Atitudinal vs. Comportamental
- Contexto de Uso
Cada quadrante permite que você possa distinguir entre as abordagens: qualitativas e quantitativas; atitudinais e comportamentais; e os seus respectivos métodos para responder suas perguntas com base no contexto do produto.
Qualitativo vs. Quantitativo
Métodos de pesquisa quantitativos e qualitativos são frequentemente usados no mercado e podem andar muito bem juntos. Os multi métodos ou métodos mesclados, por exemplo, além dos métodos híbridos, são utilizados juntamente para compreender ainda melhor o problema.
A pesquisa quantitativa está relacionada a dados (números) sobre os aspectos e comportamentos dos usuários. Exemplos de métodos quantitativos: survey (questionário), teste A/B e mapas de calor.
A pesquisa qualitativa foca na observação das ações do usuário, e é usada para compreender as motivações, pensamentos e atitudes. Exemplos de métodos qualitativos: observação de campo, entrevista e teste de usabilidade.
Os métodos qualitativos são adequados para responder as perguntas sobre porquês, motivações e interpretações, enquanto os métodos quantitativos respondem muito bem sobre como, distribuição e intensidade.
Atitudinal vs. Comportamental
“O que as pessoas dizem muitas vezes é diferente do que elas fazem”. Essa frase representa bem a diferenciação entre as abordagens de pesquisa atitudinal vs comportamental.
O método comportamental é focado no que as pessoas fazem — por exemplo: em um mapa de calor ou em testes A/B. Analisamos seus comportamentos e como elas realmente interagem com o produto ou serviço.
Já o método atitudinal busca entender o que as pessoas falam — por exemplo: em uma entrevista ou em um diário de uso. Assim, podemos identificar tópicos para serem abordados. Também analisamos os pensamentos, sentimentos, necessidades, atitudes e motivações do usuário.
O usuário não é sempre coerente. Ele pode declarar uma coisa e agir de outra forma. Por isso é tão importante entendermos a natureza do nosso problema de pesquisa.
Contexto de Uso
No terceiro eixo do diagrama está presente o contexto de uso. Ele se divide, em:
- Uso natural do produto: para minimizar a interferência externa. Isso seria feito normalmente;
- Uso do produto seguindo script: estudo de fluxos específicos, seguindo um roteiro de tarefas;
- Não usa o produto: estudos de uso descontextualizado ou sem uso algum do produto;
- Combinação de usos: que acabam misturando um pouquinho das técnicas acima.
O contexto de uso significa entender onde, quando, como e porquê os participantes da pesquisa estão usando o seu produto ou serviço.
Compreender os métodos de pesquisa permite que você obtenha os melhores dados em suas pesquisa, direcionando melhor suas decisões de design. Expanda seus métodos!
“O objetivo de um designer é ouvir, observar, entender, simpatizar, sintetizar e obter insights que lhe permitam tornar o invisível, visível.”
— Hillman Curtis
Agradeço mais uma vez à comunidade PretUX por conceder a bolsa de estudos e à How Bootcamps pelo conteúdo incrível. Também gostaria de registrar aqui o meu agradecimento aos meus incentivadores, que estão me dando todo suporte em minha jornada de migração de carreira. São eles: Ícaro Alan, Cristiane Nascimento, Carla Virgínia e Tarsila Santana. 🖤
Referências 👁🗨
- When to use which user experience research methods, Christian Rohrer @ Nielsen Norman Group
- UX Research Cheat Sheet, Susan Farrell @ Nielsen Norman Group
Obrigada por ler. Boas pesquisas! 🔎