Bootcamp UX Research

Bootcamp UX Research

Aprenda os principais métodos utilizados na rotina de UX Research.

Aprofunde seus conhecimentos sobre a área como um todo e aprenda os principais métodos utilizados na rotina do UX Research, bem como as boas práticas de pesquisa e estratégias envolvidas.

Uma pessoa de costas digita em um notebook. Na tela, identifica-se um canvas de construção de personas.
Um homem digita em um notebook que está sob uma mesa. Na mesa, também é visível post-its, marcadores de textos e papéis.

Sobre o Bootcamp

Programação

Durante 06 semanas, de 13/09 a 25/10.
Terças-feiras, das 19h30 às 22h00.

O que você vai aprender

Serão 5 módulos passando por métodos de pesquisa, processos, preparação, síntese e análise.

Certificado How

Através de atividades práticas, checkpoints e estudos de caso para seu portfolio.

Para quem é

Pessoas que estão buscando migrar para a área ou desenvolver suas habilidades em pesquisa.

Gravado + ao vivo

Muito conteúdo gravado + 18h ao vivo disponíveis para assistir por 6 meses após o último encontro.

Suporte e Networking

Contato direto com pessoas facilitadoras, mentoras e um time de experiência.

O que nossos alunos e alunas dizem da How

Como estamos transformando carreiras através dos nossos bootcamps

Resolvi fazer o bootcamp de UX Research da How Bootcamps e hoje vejo o quão assertiva foi essa decisão. O curso foi muito bem conduzido pela Bianca Lima e Thaís Falabella Ricaldoni. Dava gosto de ver aulas muito bem preparadas, com um rigor e critério no conteúdo que não se vê tão facilmente.

Marina Montegegro

UX Researcher

Foram seis semanas intensas, de encontros que me fizeram rever práticas e princípios da pesquisa científica. Thaís Falabella Ricaldoni e a Bianca Lima conseguiram trazer leveza e objetividade em cada encontro, sempre de forma contextualizada e prática.

Katie Ribeiro

Cientista Social | UX Researcher

Bootcamp muito bom pra aprofundamento de conhecimento com professoras referência na área e com muita experiência e ótima didática. Parabéns Bianca Lima e Thaís Falabella Ricaldoni por ministrar as aulas de forma leve e dinâmica e parabéns a How Bootcamps pela organização.

Monique Barboza

UX Researcher, Uzzer Experience Company

Poucos meses depois que eu concluí o bootcamp, eu fui contratada na empresa que eu queria, pro cargo de liderança que eu queria. E eu estou muito feliz, muito satisfeita!

Alessandra Gomes

UX Research Leader, Runrun.it

Nossos alunos trabalham em empresas como

O que você vai aprender

Planejamento

Para realizar uma pesquisa efetiva, uma das etapas e habilidades mais relevantes é saber planejar com quem pesquisar, que métodos utilizar, quais são nossos objetivos. Vamos começar por aí.

Construção de repertório

Uma boa pessoa pesquisadora precisa ter um banco de métodos de pesquisa, de facilitação, de roteiros e de formas de sintetizar e analisar bem vasto. Aqui traremos ferramentas atuais e diversas.

Boas Práticas

Existem muitas ferramentas, métodos e conceitos para construir conteúdos, mas não existe uma receita de bolo. Então a partir da sua experiência e das trocas, vamos entender como e quando aplicar cada uma.

Pesquisas contextualizadas

Não poderia faltar o conhecimento prático de como realizar a pesquisa de fato, utilizar alguns métodos, falar com pessoas usuárias e ir à campo.

Analisar e sintetizar dados

O que mais produzimos em pesquisas são dados, mas para torná-los utilizáveis, vamos entender como filtrar, cruzar informações e sintetizar para apresentar as principais dependendo do contexto.

Estudo de caso

Você vai construir um estudo de caso para entender e executar um processo de pesquisa completo, além de refinar o seu senso crítico e analisar diferentes cenários a partir de outros projetos.

Por que investir em UX Research?

Entender o comportamento das pessoas e suas necessidades é fundamental para construir produtos de sucesso. Por isso, cada vez mais as empresas estão investindo em pesquisa para aprimorar seus produtos e a experiência do usuário.

É uma área jovem!

Mais de 50% dos profissionais possuem até 3 anos de atuação na área (Panorama UX Research 2020).

Boa remuneração

O salário médio dos profissionais é de R$7.400, e mais de 60% dos UX Researchers ganham entre 4 e 11 mil reais (Panorama UX Research 2020).

Trabalho gratificante!

Você poderá ver o impacto do seu trabalho, observar como as pessoas interagem com o produto que você ajudou a criar e ver como ele melhorou suas vidas.

Flexibilidade

Essa é uma profissão que pode te levar para empresas de diferentes tamanhos e áreas de atuação, e você poderá atuar na área que mais fizer sentido para você.

Para quem é o Bootcamp

Pré-requisitos

Bootcamp com conceitos de introdutório a intermediário de UX Research, mas que é melhor aproveitando por pessoas que já possuem um conhecimento de Design Thinking. Não aprofunda em conceitos de design, de startup, de estratégia e outros, só se utiliza deles para falar de pesquisa para produtos e serviços digitais.

Duas mulheres estão em pé e olham para a tela de um notebook. Uma delas segura o computador. Elas sorriem.

Como será a sua experiência

Encontros ao vivo

Engaje em dinâmicas e atividades práticas, tire suas dúvidas e interaja com o time de facilitação e a turma, participe de mentorias em grupo. Os encontros ficam gravados para visitar quando desejar.

Módulos gravados

Assista aos materiais gravados para expandir seu repertório de metodologias, ferramentas e referências. Veja novamente quantas vezes quiser, por até 6 meses após o fim do bootcamp.

Comunidade

Espaço para refinar suas atividades, entre em contato com o time de facilitação e colegas da área. Envie seu portfolio, peça feedbacks, crie networking e continue aprendendo. Acesso “infinito” a sua turma e turmas anteriores.

Um homem está sentando e olha para notas autoadesivas que estão espalhados sobre uma mesa.

Time de facilitação

Conheça as pessoas de grandes startups e empresas do Brasil e do mundo que vão compartilhar seus conhecimentos, práticas e vivências com você.

Os facilitadores podem variar de edição para edição.

Thaís é uma mulher de pele branca, ela possui cabelos encaracolados de cor castanha. Ela sorri.

UX Design Manager | Ifood

Curiosa de nascença, é apaixonada por design em todas suas vertentes. Passou por empresas como iFood, Inter, Sympla, PUC, Ibmec e Sebrae. Escolheu a liderança e a educação como caminho para inspirar outras pessoas e construir melhores experiências.

UX Researcher Especialista | XP Inc.

É formada em tecnologia e possui pós-graduação em Design de Interação. Compreender e descobrir mais sobre as pessoas a fim de criar uma experiência para facilitar a vida delas, é algo que faz com prazer. Trabalhar com UX Research é uma paixão.

Bianca é uma mulher de tom de pele médio, ela possui cabelo de comprimento médio na cor castanho escuro. Ela está sorrindo e usa cachecol.

+ mentorias exclusivas

Que ajudarão você a desenvolver o seu projeto, tirar as suas dúvidas!

Módulos e cronograma

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Módulo 1

Introdução a UX Researcher

– Discussões organizacionais da função do UX Research;

– Atuação da pessoa profissional em UX Researcher;

– Tipos de UX Researcher, maturidade da empresa e pesquisa, organogramas, habilidades e formas de trabalho;

– Mercado de pesquisa e experiência da pessoa usuária.

Módulo 2

Tipos e Métodos de Pesquisa

– Diferentes tipos de pesquisa e de informações;

– O que fazer antes de falar com a pessoa usuária?;

– Métodos de pesquisa qualitativos: entrevista, grupo focal, teste em laboratório;

– Métodos de pesquisa quantitativos: survey, mapa de calor, teste A/B;

– Cases de mercado.

Módulo 3

Processo de pesquisa e planejamento

– Processo geral de pesquisa: Planejamento, execução e análise;

– Guias de pesquisa: Objetivos, hipóteses, métodos, condução e síntese;

– Definindo hipóteses de pesquisa com UX e Produto;

– Conversando com stakeholders (alinhamento de expectativas);

– Definindo os melhores métodos: Como escolher um bom método de pesquisa?;

– Com quem devemos conversar? (amostra, diversidade, base, população).

Módulo 4

Preparação de Pesquisa e Execução

– Preparar instrumentos de pesquisa e boas práticas de execução por método;

– Modelos de entrevistas estruturadas: Como fazer um roteiro de entrevista?

– Como fazer um roteiro de survey?

– Teste de usabilidade;

– Cocriação e workshops;

– Adaptação para modelo remoto de trabalho: o que levar em consideração, quais ferramentas utilizar, como contatar a pessoa usuária?

– Recrutamento;

– Registro e documentação da execução.

Módulo 5

Síntese, Sistematização e Análise

– Técnica de sistematização de dados e resultados: Qualitativos: grupos de afinidade, tagueamento; Quantitativos: excel, tabelas dinâmicas, cruzamento de respostas;

– Técnicas de Análise de Pesquisa: Interpretação, fato, análise e conclusão, Cruzamento e triangulação;

– Síntese (visual) de insumos de pesquisa: Personas, Jornadas e pontos de dor;

– Relatórios e apresentação de pesquisa (storytelling);

– UX Research propositivo: Tornando dados acessíveis para toda a empresa;

– Research OPS – gestão da informação.

Conteúdo extra

Módulos extra

– Ética, Acessibilidade (em pesquisa) e LGPD

– Vieses

– Métricas de usabilidade

CRONOGRAMA

Encontros ao vivo

Além de todo o conteúdo gravado, você irá participar de 07 encontros ao vivo, para interação com o time de facilitação e trocas com a turma.

Os encontros ficam gravados para visitar quando desejar.

Webinar gratuito | Gravado

UX Research: cultura centrada no usuário

Como colocar o usuário no centro do processo para criar experiências de produtos e serviços. Passando por definição de métodos, condução de entrevistas, personas, jornadas do cliente e decisões baseadas em dados.

Com Karla Cruz e Thais Falabella

Uma mulher de cabelo curto está sentada e escreve com um canetão em uma nota autoaesiva. Ela está de perfil e sorri.

Certificado How

Garantia de 7 dias

6 meses de acesso

Suporte às dúvidas

Acesso vitalício à comunidade

Contato direto com Facilitadores

Invista na sua carreira

R$ 1689,00
R$ 829,00

Use o cupom CARREIRASNOTOPO

Parcele em até 10x de 82,90 sem juros no cartão de crédito, ou à vista no Boleto e PIX.

Conheça a Política de matrícula, cancelamento e reembolso.

Ou financie o bootcamp

Financia ou parcele no boleto em até 24x através dos nossos parceiros de financiamento estudantil.

Para mais informações, fale com a gente.

Perguntas e respostas mais frequentes

07 semanas. Início no dia 13 de setembro e encerramento no dia 25 de outubro de 2022. O conteúdo gravado, templates e todo material criado no bootcamp ficarão disponíveis por mais 6 meses. Você poderá revisitar quantas vezes desejar!
Os encontros ao vivo acontecerão às terças-feiras, das 19h30 às 22h00, totalizando 17h30 de encontros ao vivo (que ficam gravados para assistir depois).

Pelo menos 5h semanais. Teremos um encontro ao vivo de 2h30 por semana, além de aproximadamente 1h30 de vídeos gravados e atividades a serem refinadas, para as quais estimamos 1h, mas quanto mais tempo você puder dedicar nessa parte, melhor!

O bootcamp conta com conteúdos gravados e encontros ao vivo que ficam gravados para rever por 6 meses.

Serão realizados na plataforma Zoom. Você receberá todas as instruções no seu e-mail.

Sim. A gravação dos encontros pode ser acessada por até 06 meses após o fim do bootcamp, e você terá acesso ao material utilizado pela pessoa facilitadora através da comunidade do bootcamp.

Bootcamp com conceitos de introdutório a intermediário de UX Research, mas que é melhor aproveitando por pessoas que já possuem um conhecimento de Design Thinking. Não aprofunda em conceitos de design, de startup, de estratégia e outros, só se utiliza deles para falar de pesquisa para produtos e serviços digitais.

Ao longo dos encontros ao vivo, teremos momentos de tira-dúvidas com o time de facilitação e mentoria. E você também pode tirar suas dúvidas o tempo todo nos canais da comunidade.

Sim. Todas as pessoas alunas que participam dos bootcamps da How tem direito ao certificado de conclusão. São pré-requisitos para o recebimento do certificado assistir ao conteúdo gravado e conclusão das entregas solicitadas no decorrer do bootcamp.

Teremos atividades em todos os encontros ao vivo, que acontecerão através de plataformas de cocriação (Miro, FigJam, ferramentas Google) e envolvem tanto atividades individuais quanto em grupo, utilizando dinâmicas no Zoom. É possível executar todas as atividades individualmente, porém momentos de mentoria e troca sempre serão em grupo.

O investimento no bootcamp é de R$ 1589,00 e pode ser parcelado em até 12x sem juros de R$ 132,42 no cartão.

Você poderá optar pagar o bootcamp de 4 formas:

– Boleto à vista
– Pix à vista
– Cartão de crédito: parcelamento em até 12 vezes sem juros
– Financiamento estudantil: financiamento no boleto com nossos parceiros Provi e Revelo. Para saber mais, fale com a gente.

Caso você tenha algum cupom de desconto, o valor final será alterado, mas as opções de pagamento permanecerá as mesmas.

A sua Nota Fiscal de Prestação de Serviços Eletrônica (NFS-e) é emitida automaticamente 8 dias após a confirmação do pagamento e é enviada para o e-mail informado na sua inscrição.
Importante: Caso a Nota Fiscal precise ser emitida em nome de terceiros (empresa ou outra pessoa), entre em contato através dos nossos canais de atendimento imediatamente após a inscrição.

Bootcamp UX Research

Encontro 01: 13 de setembro
Encontro 02: 20 de setembro
Encontro 03: 27 de setembro
Encontro 04: 04 de outubro
Encontro 05: 11 de outubro
Encontro 06: 18 de outubro
Encontro 07: 25 de outubro
Logomarca da How Bootcamps