SUPER – PROMOÇÃO: ADQUIRA O BOOTCAMP E GANHE 12 MESES DE HOWPLUS! *Por tempo limitado SUPER – PROMOÇÃO: ADQUIRA O BOOTCAMP E GANHE 12 MESES DE HOWPLUS! *Por tempo limitado.
Bootcamp UX Research
Aprenda os principais métodos utilizados na rotina de UX Research.
Aprofunde seus conhecimentos sobre a área como um todo e aprenda os principais métodos utilizados na rotina de UX Research, bem como as boas práticas de pesquisa e estratégias envolvidas.


Sobre o Bootcamp
O que você vai aprender
Certificado How
Para quem é
Gravado + ao vivo
Suporte e Networking
O que nossos alunos e alunas dizem da How
Como estamos transformando carreiras através dos nossos bootcamps
Resolvi fazer o bootcamp de UX Research da How Bootcamps e hoje vejo o quão assertiva foi essa decisão. O curso foi muito bem conduzido pela Bianca Lima e Thaís Falabella Ricaldoni. Dava gosto de ver aulas muito bem preparadas, com um rigor e critério no conteúdo que não se vê tão facilmente.

Marina Montegegro
UX Researcher
Foram seis semanas intensas, de encontros que me fizeram rever práticas e princípios da pesquisa científica. Thaís Falabella Ricaldoni e a Bianca Lima conseguiram trazer leveza e objetividade em cada encontro, sempre de forma contextualizada e prática.

Katie Ribeiro
Cientista Social | UX Researcher
Bootcamp muito bom pra aprofundamento de conhecimento com professoras referência na área e com muita experiência e ótima didática. Parabéns Bianca Lima e Thaís Falabella Ricaldoni por ministrar as aulas de forma leve e dinâmica e parabéns a How Bootcamps pela organização.

Monique Barboza
UX Researcher, Uzzer Experience Company
Poucos meses depois que eu concluí o bootcamp, eu fui contratada na empresa que eu queria, pro cargo de liderança que eu queria. E eu estou muito feliz, muito satisfeita!

Alessandra Gomes
UX Research Leader, Runrun.it
Nossos alunos trabalham em empresas como





O que você vai aprender
Planejamento
Para realizar uma pesquisa efetiva, uma das etapas e habilidades mais relevantes é saber planejar com quem pesquisar, que métodos utilizar, quais são nossos objetivos. Vamos começar por aí.
Construção de repertório
Uma boa pessoa pesquisadora precisa ter um banco de métodos de pesquisa, de facilitação, de roteiros e de formas de sintetizar e analisar bem vasto. Aqui traremos ferramentas atuais e diversas.
Boas Práticas
Existem muitas ferramentas, métodos e conceitos para construir conteúdos, mas não existe uma receita de bolo. Então a partir da sua experiência e das trocas, vamos entender como e quando aplicar cada uma.
Pesquisas contextualizadas
Não poderia faltar o conhecimento prático de como realizar a pesquisa de fato, utilizar alguns métodos, falar com pessoas usuárias e ir à campo.
Analisar e sintetizar dados
O que mais produzimos em pesquisas são dados, mas para torná-los utilizáveis, vamos entender como filtrar, cruzar informações e sintetizar para apresentar as principais dependendo do contexto.
Estudo de caso
Você vai construir um estudo de caso para entender e executar um processo de pesquisa completo, além de refinar o seu senso crítico e analisar diferentes cenários a partir de outros projetos.
Por que investir em UX Research?
Entender o comportamento das pessoas e suas necessidades é fundamental para construir produtos de sucesso. Por isso, cada vez mais as empresas estão investindo em pesquisa para aprimorar seus produtos e a experiência do usuário.
É uma área jovem!
Mais de 50% dos profissionais possuem até 3 anos de atuação na área (Panorama UX Research 2020).
Boa remuneração
O salário médio dos profissionais é de R$7.400, e mais de 60% dos UX Researchers ganham entre 4 e 11 mil reais (Panorama UX Research 2020).
Trabalho gratificante!
Você poderá ver o impacto do seu trabalho, observar como as pessoas interagem com o produto que você ajudou a criar e ver como ele melhorou suas vidas.
Flexibilidade
Essa é uma profissão que pode te levar para empresas de diferentes tamanhos e áreas de atuação, e você poderá atuar na área que mais fizer sentido para você.
Para quem é o Bootcamp
- Product Managers, Product Designers
- UX e UI Designers, UX Researchers e UX Writers
- Pessoas pesquisadoras, cientistas, antrópologas
- Pessoas que desejem migrar para a área de pesquisa digital
Pré-requisitos
Bootcamp com conceitos de introdutório a intermediário de UX Research, mas que é melhor aproveitando por pessoas que já possuem um conhecimento de Design Thinking. Não aprofunda em conceitos de design, de startup, de estratégia e outros, só se utiliza deles para falar de pesquisa para produtos e serviços digitais.

Como será a sua experiência
Encontros ao vivo
Engaje em dinâmicas e atividades práticas, tire suas dúvidas e interaja com o time de facilitação e a turma, participe de mentorias em grupo. Os encontros ficam gravados para visitar quando desejar.
Módulos gravados
Assista aos materiais gravados para expandir seu repertório de metodologias, ferramentas e referências. Veja novamente quantas vezes quiser, por até 6 meses após o fim do bootcamp.
Comunidade
Espaço para refinar suas atividades, entre em contato com o time de facilitação e colegas da área. Envie seu portfolio, peça feedbacks, crie networking e continue aprendendo. Acesso “infinito” a sua turma e turmas anteriores.
Webinar Pré-Bootcamp
É aqui que você vai descobrir como usar as ferramentas que serão utilizadas durante toda a sua experiência aqui na How, além de entender mais sobre o nosso método de ensino, comunidade, já conhecer sua turma e claro, receber spoilers do conteúdo e dicas de como aproveitar o máximo do que vem por aí!

Time de facilitação
Conheça as pessoas de grandes startups e empresas do Brasil e do mundo que vão compartilhar seus conhecimentos, práticas e vivências com você.
Os facilitadores podem variar de edição para edição.

UX Researcher – Já passou por empresas como Juno e PicPay
Facilitadora ao vivo
É uma pesquisadora de experiência (UX Researcher), Mentora e Facilitadora de atividades colaborativas, imersões e workshops. Formada em TI, Pós graduanda em Antropologia Cultural e tenho atuado na área de Tecnologia há mais de 10 anos. Nos últimos 5 anos, seu foco tem sido em UX Design e Pesquisas em Experiência (UX Research). É uma grande entusiasta de iniciativas com foco em Acessibilidade Digital, Pesquisa Diversas e Novas Narrativas na Tecnologia, Design e Inovação.
UX Researcher | Researcher OPS – Já passou por empresas como Loft, Stone e PagBank
Facilitadora ao vivo
Estuda para entender perfil, comportamentos e necessidades dos usuários. Descobriu nessa área uma paixão pela profissão que não tem tamanho, estudar sobre comportamentos e melhorar a experiência das pessoas acabou virando um hobby. É formada em Design Gráfico há 8 anos, trabalhou para empresas como Netshoes, Privalia e Buscapé até migrar de área.


UX Design Manager Sr, iFood
Facilitadora conteúdo gravado e ao vivo
Curiosa de nascença, é apaixonada por design em todas suas vertentes. Passou por empresas como iFood, Inter, Sympla, PUC, Ibmec e Sebrae. Escolheu a liderança e a educação como caminho para inspirar outras pessoas e construir melhores experiências.

UX Researcher Especialista, XP Inc.
Facilitadora conteúdo gravado e ao vivo
É formada em tecnologia e possui pós-graduação em Design de Interação. Compreender e descobrir mais sobre as pessoas a fim de criar uma experiência para facilitar a vida delas, é algo que faz com prazer. Trabalhar com UX Research é uma paixão.


+ mentorias exclusivas
Que ajudarão você a desenvolver o seu projeto, tirar as suas dúvidas!
Módulos e cronograma
Módulo 1
Introdução a UX Researcher
– Discussões organizacionais da função do UX Research;
– Atuação da pessoa profissional em UX Researcher;
– Tipos de UX Researcher, maturidade da empresa e pesquisa, organogramas, habilidades e formas de trabalho;
– Mercado de pesquisa e experiência da pessoa usuária.
Módulo 2
Tipos e Métodos de Pesquisa
– Diferentes tipos de pesquisa e de informações;
– O que fazer antes de falar com a pessoa usuária?;
– Métodos de pesquisa qualitativos: entrevista, grupo focal, teste em laboratório;
– Métodos de pesquisa quantitativos: survey, mapa de calor, teste A/B;
– Cases de mercado.
Módulo 3
Processo de pesquisa e planejamento
– Processo geral de pesquisa: Planejamento, execução e análise;
– Guias de pesquisa: Objetivos, hipóteses, métodos, condução e síntese;
– Definindo hipóteses de pesquisa com UX e Produto;
– Conversando com stakeholders (alinhamento de expectativas);
– Definindo os melhores métodos: Como escolher um bom método de pesquisa?;
– Com quem devemos conversar? (amostra, diversidade, base, população).
Módulo 4
Preparação de Pesquisa e Execução
– Preparar instrumentos de pesquisa e boas práticas de execução por método;
– Modelos de entrevistas estruturadas: Como fazer um roteiro de entrevista?
– Como fazer um roteiro de survey?
– Teste de usabilidade;
– Cocriação e workshops;
– Adaptação para modelo remoto de trabalho: o que levar em consideração, quais ferramentas utilizar, como contatar a pessoa usuária?
– Recrutamento;
– Registro e documentação da execução.
Módulo 5
Síntese, Sistematização e Análise
– Técnica de sistematização de dados e resultados: Qualitativos: grupos de afinidade, tagueamento; Quantitativos: excel, tabelas dinâmicas, cruzamento de respostas;
– Técnicas de Análise de Pesquisa: Interpretação, fato, análise e conclusão, Cruzamento e triangulação;
– Síntese (visual) de insumos de pesquisa: Personas, Jornadas e pontos de dor;
– Relatórios e apresentação de pesquisa (storytelling);
– UX Research propositivo: Tornando dados acessíveis para toda a empresa;
– Research OPS – gestão da informação.
Conteúdo extra
Módulos extra
– Ética, Acessibilidade (em pesquisa) e LGPD
– Vieses
– Métricas de usabilidade
CRONOGRAMA
Encontros ao vivo
Além de todo o conteúdo gravado, você irá participar de 07 encontros ao vivo, para interação com o time de facilitação e trocas com a turma.
Os encontros ficam gravados para visitar quando desejar.
- Nenhuma edição disponível
- Terças e Quintas, das 19h30 às 22h00.
Webinar gratuito | Gravado
UX Research: cultura centrada no usuário
Como colocar o usuário no centro do processo para criar experiências de produtos e serviços. Passando por definição de métodos, condução de entrevistas, personas, jornadas do cliente e decisões baseadas em dados.
Com Karla Cruz e Thais Falabella

Certificado How
Garantia de 7 dias
6 meses de acesso
Suporte às dúvidas
Acesso vitalício à comunidade
Contato direto com Facilitadores
Invista na sua carreira
50% OFF
De R$1658,00Por:
10x de
R$ 82,90
R$ 829,00 à vista no Boleto, 10% de desconto no Pix (use o voucher: PIXHOW).
Conheça a Política de matrícula, cancelamento e reembolso.
Faça o Bootcamp UX Research e ganhe 1 ano gratuito da plataforma HowPlus para complementar seu aprendizado com bootcamps e microlearnings como UI Design com Figma, Product Management, Acessibilidade e Carreira Internacional, dentre outros conteúdos exclusivos!
Lista de espera
Nova edição em breve.
Inscreva-se para saber mais detalhes.
Perguntas e respostas mais frequentes
Qual a duração desse bootcamp?
Que dias e que horário são os encontros ao vivo?
Quantas horas por semana precisarei dedicar aos estudos?
Pelo menos 5h semanais. Teremos um encontro ao vivo de 2h30 por semana, além de aproximadamente 1h30 de vídeos gravados e atividades a serem refinadas, para as quais estimamos 1h, mas quanto mais tempo você puder dedicar nessa parte, melhor!
É ao vivo? Posso ver gravado?
O bootcamp conta com conteúdos gravados e encontros ao vivo que ficam gravados para rever por 6 meses.
Em qual plataforma acontecerão os encontros ao vivo?
Serão realizados na plataforma Zoom. Você receberá todas as instruções no seu e-mail.
O material fica disponível para acessar depois?
Sim. A gravação dos encontros pode ser acessada por até 06 meses após o fim do bootcamp, e você terá acesso ao material utilizado pela pessoa facilitadora através da comunidade do bootcamp.
Quais são os pré-requisitos para fazer o bootcamp?
Bootcamp com conceitos de introdutório a intermediário de UX Research, mas que é melhor aproveitando por pessoas que já possuem um conhecimento de Design Thinking. Não aprofunda em conceitos de design, de startup, de estratégia e outros, só se utiliza deles para falar de pesquisa para produtos e serviços digitais.
Como poderei tirar as minhas dúvidas?
Ao longo dos encontros ao vivo, teremos momentos de tira-dúvidas com o time de facilitação e mentoria. E você também pode tirar suas dúvidas o tempo todo nos canais da comunidade.
Tenho direito a certificado? Como obtenho o meu certificado?
Sim. Todas as pessoas alunas que participam dos bootcamps da How tem direito ao certificado de conclusão. São pré-requisitos para o recebimento do certificado assistir ao conteúdo gravado e conclusão das entregas solicitadas no decorrer do bootcamp.
Como serão as atividades? Existe alguma atividade em grupo?
Teremos atividades em todos os encontros ao vivo, que acontecerão através de plataformas de cocriação (Miro, FigJam, ferramentas Google) e envolvem tanto atividades individuais quanto em grupo, utilizando dinâmicas no Zoom. É possível executar todas as atividades individualmente, porém momentos de mentoria e troca sempre serão em grupo.
Qual é o valor do bootcamp e quais são as formas de pagamento?
O investimento no bootcamp é de R$ 1658,00 e pode ser parcelado em até 10x sem juros de R$ 165,80 no cartão.
Você poderá optar pagar o bootcamp de 4 formas:
– Boleto à vista
– Pix à vista
– Cartão de crédito: parcelamento em até 12 vezes sem juros
– Financiamento estudantil: financiamento no boleto com nossos parceiros Provi e Revelo. Para saber mais, fale com a gente.
Caso você tenha algum cupom de desconto, o valor final será alterado, mas as opções de pagamento permanecerá as mesmas.
Preciso de nota fiscal, como funciona?
A sua Nota Fiscal de Prestação de Serviços Eletrônica (NFS-e) é emitida automaticamente 8 dias após a confirmação do pagamento e é enviada para o e-mail informado na sua inscrição.
Importante: Caso a Nota Fiscal precise ser emitida em nome de terceiros (empresa ou outra pessoa), entre em contato através dos nossos canais de atendimento imediatamente após a inscrição.
No momento estamos com as inscrições encerradas.
Entre na lista de espera, que entraremos em contato contigo assim que tivermos novidades sobre o bootcamp!