ÚLTIMOS DIAS: Bootcamp Carreiras no Topo disponível até 05/07. Clique e se inscreva gratuitamente

Logomarca da How Bootcamps
Reskilling e Upskilling: o que é, qual a diferença e os objetivos

Reskilling e Upskilling: o que é, qual a diferença e os objetivos

O mundo está mudando, e com ele as nossas carreiras também mudarão. No contexto que estamos vivendo, adaptabilidade e capacidade de aprendizado são habilidades essenciais para se manter relevante no mercado de trabalho.
How Bootcamps

How Bootcamps

Reskilling e Upskilling

As mudanças pós-pandemia aceleraram o desenvolvimento, e as habilidades comportamentais serão o principal destaque nas novas oportunidades de trabalho. Nesses próximos anos, prevê-se que metade das pessoas profissionais precisarão requalificar suas habilidades.

Isso evidencia a importância de adotar processos de upskilling e reskilling, conceitos derivados da palavra skill, que se refere à aquisição ou desenvolvimento de habilidades. Aprenda um pouco mais sobre esses processos.

Reskilling  o que é?

O conceito de reskilling é bem amplo e pode ser aplicado a pessoas, empresas, segmentos de negócios e países, mas, basicamente, ele trata de duas coisas: o desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo de habilidades e o trabalho colaborativo.

O principal objetivo é adaptar-se para ocupar posições onde existem lacunas ou que a pessoa profissional poderá ser melhor aproveitada.

Como começar:

  • Descubra com quais carreiras estão em crescimento e que você se identifica;
  • Converse com líderes da sua empresa para encontrar quais são as lacunas de profissionais e quais características são desejadas;
  • Mapeie suas habilidades atuais e quais skills você precisa desenvolver para ocupar uma nova posição e migrar de carreira;
  • Estabeleça uma rotina de aprendizado para se capacitar, converse com profissionais e busque cursos práticos para acelerar o processo.

Aprenda mais na nossa série Reskilling: bit.ly/reskilling-how

Upskilling  o que é?


É o processo de aperfeiçoamento de habilidades, quando um profissional buscará aprimorar seus conhecimentos para obter mais domínio sobre um determinado assunto.

Manter-se atualizado permitirá conhecer novas tecnologias ou processos sobre uma mesma área, bem como adotar uma posição mais estratégica dentro de uma empresa e ocupar cargos de liderança.

Como inserir na sua rotina:

  • Identifique as habilidades que estão em falta na sua empresa ou que você vê oportunidades de se destacar;
  • Abuse do networking: converse com pessoas de outros lugares, explore eventos e meetups para se conectar com outros profissionais;
  • Busque tendências e novidades da área em que atua;
  • Invista em treinamentos práticos para desenvolver habilidades específicas em um curto espaço de tempo e aplicar os conhecimentos o mais rápido possível.

Qual a diferença entre reskilling e upskilling?

O objetivo da formação é a principal diferença entre os dois conceitos. O upskilling tem a finalidade de ensinar novas habilidades para otimizar e dar mais eficiência ao desempenho profissional dentro do mercado de trabalho.

Já o termo reskilling também é conhecido como (reciclagem profissional) que procura dar treinamentos para profissionais internos,para ocupar novas posições.

Embora exista uma diferença entre os dois conceitos, é importante ressaltar que ambos estão focados em um mindset de desenvolvimento, e são essenciais para pessoas que querem crescer em suas áreas de atuação ou investir em uma transição de carreira.

Quais os objetivos do reskilling e do upskilling? 

 

Retenção de talentos

Um dos principais benefícios do reskilling e upskilling é engajar profissionais que querem navegar por outras possibilidades de atuação dentro de uma empresa. Esse fator oferece a oportunidade de trabalhar novas habilidades, fazer a migração para uma nova área, buscar uma posição mais especialista ou de gerenciamento.

Por isso, é importante que as empresas possuam um programa focado na capacitação, alinhado com as expectativas de seus colaboradores, principalmente aqueles que procuram por novos desafios e têm objetivos mapeados.

Vantagem competitiva

Outra principal vantagem, é que a estratégia de reskilling e upskilling podem ajudar empresas a se tornarem umas das principais marcas empregadoras e referência quando o assunto é atração de novos talentos.

Além disso, com uma equipe melhor preparada, as empresas se beneficiam e ganham escala, através de pessoas que vão propor soluções cada vez mais criativas e inovadoras.

Processos seletivos mais eficientes

Um dos principais desafios que empresas e startups enfrentam, é encontrar profissionais preparados e preparadas para um mercado de trabalho cada vez mais ágil, tecnológico e desafiador.

Por isso, o setor de Recrutamento e Seleção precisa ter o mindset de capacitar profissionais internos para ocupar outros lugares dentro da empresa, assim como, contratar novos profissionais para suprir novas demandas e funções.

Ou seja, isso impacta positivamente no recrutamento e seleção, pois, o departamento de RH pode se dedicar ainda mais a contratação de novas pessoas, obtendo maior assertividade no perfil que o negócio precisa.

Como implementar um plano de reskilling e upskilling na empresa?

Estudar as necessidades do negócio

É preciso identificar quais são as necessidades da empresa a longo prazo, aqui é importante prever os desafios e as oportunidades que vão surgir durante o processo. Com isso alinhado, ficará mais fácil saber quais são as habilidades que serão fundamentais para o futuro e consequentemente, alcançar os objetivos da organização.

Avaliar as habilidades do quadro de pessoal

Segundo passo é Identificar as habilidades de cada profissional que já atua dentro da organização e fazer realocações quando for necessário  — essa é uma tarefa que geralmente é desenvolvida pelo departamento de RH das empresas: identificar as habilidades individuais e atribuir funções ou áreas de trabalho a partir dessas competências..

Criar um sistema de formação com diferentes perfis

Crie um programa ou treinamentos piloto e selecione criteriosamente as pessoas que irão participar desse processo: comece com pessoas com perfil de early adopters, com personalidade mais aberta à novidades e também para aquelas pessoas com perfil de liderança, que possam replicar as informações dentro de suas equipes para promover um movimento que cause um efeito cascata na empresa e nas equipes

Uma ótima maneira de promover conhecimentos múltiplos é através da criação de equipes que unem pessoas de áreas distintas e, que consequentemente, terão visões diferentes sobre os desafios propostos. O aprendizado peer to peer é uma das fontes mais eficientes para que se adquira conhecimento.

Realizar uma avaliação contínua

É importante ressaltar que após definir um processo de reskilling e upskilling dentro da organização, é necessário entender o nível de maturidade das pessoas envolvidas, avaliar progressos, entender como as pessoas têm se relacionado com os desafios e planos propostos e fazer um alinhamento de expectativa. Só assim, será possível construir um modelo de aprendizagem ativo e eficiente.

Utilize recursos tecnológicos

O avanço da tecnologia possibilitou a otimização de vários processos, existem ferramentas, por exemplo, que ajudam o setor de Recrutamento e Seleção a traçarem novos potenciais candidatos e candidatas para ocupar uma posição na empresa, pesquisar por habilidades e fazer um mapeamento de todas as pessoas profissionais, suas funções, capacidades técnicas e culturais. Isso ajuda o depatamento de RH a tomar melhores decisões.

Como aplicar reskilling & upskilling na carreira

Reconheça o cenário atual

Na era digital, o mercado está se movimentando rapidamente, novas metodologias, ferramentas e formas de fazer acontecem a todo momento e este cenário, influencia diretamente na pessoa profissional que você se tornará no futuro. Por isso, reconheça quais são as principais skills e as áreas mais demandas do mercado.

Posições que envolvem tomadas de decisão, autogestão, pensamento crítico e criatividade devem estar em alta e são as skills mais procuradas pelas pessoas recrutadoras. Profissões ligadas à análise de dados, inteligência artificial e desenvolvimento de softwares são as que mais requerem novas habilidades e enfrentam dificuldades para encontrar pessoas adequadas para as posições desejadas. Já pensou nisso?

Tenha clareza do desafio a ser superado

Reconheça os desafios desse caminho e desenvolva uma trilha de aprendizagem que permeiam todas as habilidades que precisam ser desenvolvidas sem esquecer do seu objetivo profissional.

Identifique o que ainda precisa ser aprendido

Escolha qual área você deseja atuar e faça o mapeamento das principais skills e soft skills solicitadas pelo mercado e continue se desenvolvendo com foco.

Busque boas fontes de aquisição de conhecimento

Uma prática comum é participar de eventos, palestras, debates abertos dentro de empresas e startups parceiras, sempre com convidados e convidadas que irão relatar suas experiências vividas no dia a dia de trabalho. Se conecte com pessoas que trabalham na área e troque conhecimento em grupos e comunidades com interesses em comum.

Seja protagonista de seu crescimento

Para tudo isso funcionar, busque o apoio de pessoas líderes da sua empresa nas iniciativas de desenvolvimento e aprendizado individualizado, incentive as pessoas a adquirir conhecimento e compartilhar seus aprendizados em conjunto. Afinal, a gente aprende melhor com outras pessoas.

Conclusão

Saiba como as pessoas estão transformando suas carreiras e assista o nosso vídeo de 4 anos de aniversário: https://www.youtube.com/watch?v=0yhUODahUZE.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Logomarca da How Bootcamps