Growth Marketing
Growth Marketing é uma metodologia usada em empresas e startups que buscam crescimento rápido, constante e sustentável. A metodologia tem como objetivo atingir, manter, encantar e motivar clientes a consumirem produtos e serviços. Por mais que o Growth possa ser entendido como uma ferramenta de marketing — ampliação e manutenção de base de clientes — seus princípios também podem ser aplicados na inovação e aprimoramento de produtos.
Origem do termo
O termo Growth Hacking foi usado pela primeira vez em 2010, por Sean Ellis, cofundador e CEO da GrowthHackers.com, a maior comunidade online de growth hacker do mundo, com mais de 2 milhões de usuários.
As etapas do Growth Marketing
Growth Marketing compreende a geração e testes rápidos de ideias e a utilização de métricas para avaliar resultados. Seu ciclo é contínuo e ininterrupto, dividido em quatro etapas:
1. análise de dados e busca de insights
2. geração de ideias
3. priorização de experimentos
4. execução dos testes.
Após o encerramento do ciclo acontece o looping, com a análise dos resultados e definição dos passos seguintes.
Times multifuncionais
As equipes de growth são multifuncionais, envolvendo a expertise de analistas de dados, designers, engenheiros de software e profissionais de marketing. Com um time preparado é possível detectar todo e qualquer potencial de crescimento por meio do uso contínuo de testes e ajustes no produto, em suas funcionalidades, mensagem aos usuários e meios de aquisição, retenção de clientes e geração de receitas.
Growth Marketing — cases de sucesso
Tinder e as fraternidades universitárias
Ao entender que as pessoas só teriam interesse em uma potencial relação com pessoas que estivessem perto, a equipe do Tinder decidiu que a campanha inicial de crescimento também seria localizada. A equipe se concentrou em fraternidades e irmandades de universidades norte-americanas, um meio onde as relações são estreitas, acelerando, assim o boca a boca. Além disso, a maioria das pessoas que fazem parte dessas fraternidades são influenciadores sociais, então, seriam os early adopters que o Tinder precisava para se firmar como o aplicativo para encontros.
PayPal e um hack que resultou na venda da startup
Logo em seu lançamento, a equipe da PayPal identificou que entre os primeiros usuários do serviço havia gente que comprava e vendia coisas pelo eBay e iniciou pesquisas para identificar o comportamento dessas pessoas. Essas pesquisas incluíram a análise dos leilões da plataforma e comentários de vendedores em fóruns de discussão. O resultado dessas pesquisas foram a criação do AutoLink, um hack que incluía a logo do PayPal e um texto incentivando o comprador a se cadastrar no PayPal. A estratégia de crescimento do PayPal deu tão certo que depois a própria eBay compraria o PayPal.
Netflix, escândalos políticos e Kevin Spacey
Através dos relatórios da empresa, que mostrava a preferência dos assinantes por filmes com Kevin Spacey e séries com temáticas políticas, a empresa tomou a decisão de criar a série House of Cards, um dos grandes sucessos do canal de streaming.
Airbnb
Joe Gebbia e Brian Chesky, dois dos três fundadores do Airbnb, decidiram fazer um teste para aumentar o volume de reservas na aplicativo. Após constatarem que as fotos incluídas nos anúncios eram de baixa qualidade, tiveram a ideia de criar um hack low-tech: produzir fotos com qualidade profissional e fazer testes A/B para medir a efetividade dos anúncios. Os resultados mostraram que as fotos profissionais haviam multiplicado entre duas e três vezes o volume das reservas, dobrando o faturamento na cidade piloto, Nova Iorque.
Seguridade
Empresa de limpeza e segurança e recursos humanos.
hack: modificar a forma como os candidatos enviavam currículos para empresa. Antes, o envio acontecia através de um e-mail ou diretamente pelo sistema — cerca de 20 novos currículos por mês. Bastou uma modificação no site, para que esse número aumentasse para 200 inscrições/mês: incluir, no campo de contato do site, a possibilidade de anexar o arquivo do currículo.
EDTI
Escola focada no ensino de ferramentas e técnicas para análise de dados e melhoria processual (presencial e online).
hack: oferta de curso gratuito para gerar leads, através de otimização de uma landing page. A antiga taxa de conversão da landing era de 4,28% e com o novo formato do formulário passou a ter uma taxa de conversão de 9,60%.