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Customer Success: quais habilidades técnicas e comportamentais você deve desenvolver?

Customer Success: quais habilidades técnicas e comportamentais você deve desenvolver?

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Se você deseja migrar para Customer Success, saiba que são as principais habilidades a serem desenvolvidas. Em Sucesso do Cliente, os melhores profissionais possuem uma ampla variedade de skills, tanto habilidades comportamentais (soft skills) como habilidades técnicas (hard skills). A boa notícia é que todas elas você pode aprender e desenvolver através de suporte, treinamento e prática.

Nota: Para conhecer mais sobre Sucesso do Cliente, leia os artigos Customer Success: um overview sobre o papel do sucesso dos clientes e Customer Success: o que faz um profissional de Sucesso do Cliente.

Hard skills ou habilidades técnicas

Conhecimentos tecnológicos
Muitas ferramentas tecnológicas auxiliam o trabalho do Customer Success, possibilitando otimização do tempo, análise de dados, automação da comunicação, entre outros. Por isso o conhecimento em tecnologia é bastante importante para este profissional.

Mas não precisa se preocupar, na grande maioria das empresas, você não precisará aprender a programar ou executar tarefas muito complexas, e você terá a oportunidade de aprender ao longo da sua evolução como profissional.

Análise de dados
Um grande parte do trabalho envolverá dados e indicadores — são eles que guiarão se os clientes estão satisfeitos ou não com o produto que a empresa oferece.

O Customer Success deve conseguir explicar o que está acontecendo com seus dados, extrair informações de um conjunto de métricas e entender como diferentes ações podem impactar na satisfação dos clientes. Por isso, capacidade de analisar dados será cobrado desse profissional.

Conhecimentos mercadológicos
Este profissional precisa estar atento aos concorrentes, saber quais benefícios outras empresas apresentam, como é o atendimento em outras organizações e fazer este benchmarking constantemente, afinal de contas, como saber quais diferenciais pode oferecer a um futuro cliente?

Soft skills ou Habilidades comportamentais

Empatia
Como o profissional de Customer Success lida diretamente com o público, a habilidade essencial que ele deve apresentar é a empatia. A capacidade de se colocar no lugar do outro, genuinamente, fará a total diferença em seu atendimento.

Resiliência
O Customer Success precisa de adaptar com facilidade, contornar as situações em favor do cliente, sem perder o foco do negócio, além disso precisará ter uma boa capacidade em resolução de problemas.

Inteligência Emocional
Autoconhecimento, gerenciamento das emoções, automotivação serão algumas das habilidades de um profissional de sucesso. Elas serão cruciais na negociações com os clientes e podem até determinar a satisfação desses clientes.

Comunicação assertiva
É essencial que o profissional de Customer Success saiba se comunicar bem, saiba escrever corretamente, tenha vocabulário e, mais importante, se faça entender. Precisa-se passar as informações com clareza, educação, objetividade, e de forma que envolva e encante o interlocutor.

Solução de problemas
Um dos aspectos mais importantes desses profissionais são suas habilidades de resolução de problemas. Fornecer soluções para sua equipe e clientes será um trabalho contínuo, portanto, é importante o profissional identificar problemas na jornada do cliente e fornecer soluções personalizadas.

Desenvolva suas soft skills

Você pode desenvolver essas habilidades através de autoconhecimento, estudando elas e colocando em prática no seu dia-a-dia.

Selecionamos algumas palestras do TED para te ajudar:

2. 5 maneiras de escutar melhor — Julian Treasure

3. A Revolução da Empatia — Tati Fukamati

4. O segredo para compreender as pessoas — Larry Rosen

Você precisa de uma faculdade para se tornar CS?

A boa notícia é que não, você não precisa uma faculdade específica para trabalhar com Sucesso do Cliente. Como essa profissão possui uma variedade gigante de profissionais, há muitas maneiras de migrar para essa área. Muitos profissionais começam suas carreiras em outras áreas, como Suporte, Atendimento, Administração, ou Gestão de Pessoas.

Embora não exista uma formação específica para trabalhar com Customer Success, a maioria das vagas pede experiências e conhecimentos específicos. Assim, cursos de curta duração ou bootcamps são excelentes opções para aprender sobre jornada do cliente, métricas, processos e estratégias. As melhores certificações vão contar com resolução de problemas e práticas para te preparar para as situações que você vivenciará no dia-a-dia.

Vale lembrar que uma carreira de sucesso demandará aprendizados constantes, atualizando seus conhecimentos e desenvolvendo habilidades específicas para os seus desafios de carreira.

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O que é?
Para tratar de temas relevantes de Sucesso do Cliente, como adoção de processos, gestão de relacionamentos, definição e métricas de sucesso e suporte ao cliente, a comunidade Customer Force e a How Bootcamps criaram a primeira edição da Semana da Gestão de CS em startups do Brasil, evento gratuito com convidados de grandes empresas e startups do Brasil.

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