Design Sprint é uma metodologia desenvolvida pelo Google Ventures para resolver problemas complexos e dar forma à projetos, em um curto espaço de tempo e com equipes multidisciplinares. São 5 dias de imersão total envolvendo da pesquisa até os testes do produto com os clientes. Veja como são distribuídas as atividades nesses cinco dias de tirar o fôlego:
1. Segunda-feira: UNPACK
Os membros da equipe apresentam sua visão sobre o problema e analisam os pontos comuns e divergentes. Nesse dia é criada uma user story e definido o escopo da semana.
2. Terça-feira: SKETCH
Cada membro da equipe trabalha sozinho criando suas soluções para o problema. Depois, a equipe analisa e vota nas melhores soluções.
3. Quarta-feira: DECIDE
Seleção das melhores ideias, refinamento das melhores soluções e, no fim do dia, escolha de uma única ideia para prototipar.
4. Quinta-feira: PROTOTYPE
Quinta é o dia da prototipagem. O importante aqui é não perder tempo e ser o mais produtivo possível. O desafio é finalizar o dia com o protótipo pronto.
5. Sexta-feira: TEST
Dia de testar o protótipo do produto com potenciais usuários e colher os feedbacks. Depois disso, é o momento de reunir a equipe e decidir sobre a sobrevivência ou não da ideia.