Logomarca da How Bootcamps
UX Writing Overview

UX Writing Overview

How Bootcamps

How Bootcamps

Quantas vezes você leu um manual de instruções ou tutorial e se sentiu mal por não entender nada? É aquele momento que você para, dá uma nova lida, coça a cabeça, dá uma navegada básica na internet, achando que as coisas ficarão melhor da próxima vez que você for ler e nada acontece… Já passou por isso?

UMA DOR, UMA NOVA FUNÇÃO.
Pensando em pessoas que passam por esse tipo de situação — para instalar um novo software ou aplicativo, preencher formulários, inscrições e políticas de privacidade, entre outros — as empresas de tecnologia estão gerando demandas para redatores com habilidades para escrever conteúdo fluido e de fácil compreensão, conectados com as funcionalidades e manuseio de produtos ou serviços, entregando experiências incríveis para o usuário.

UX WRITING OU COPYWRITING?
Embora o texto publicitário e o UX Writing apresentem semelhanças — entre elas, a proposta de melhorar o entendimento sobre o produto ou serviço e criar desejo no consumidor — a diferença é que no UX Writing, o redator é parte integrante do time de design, participando do processo de desenvolvimento, das tomadas de decisão e elevando o conteúdo a um novo patamar. Essa nova forma de trabalho praticamente decreta o fim do famigerado Lorem Ipsum, espaços marcados para textos em projetos dessa espécie, além de criar benefícios de integração de equipe de desenvolvimento com a equipe de conteúdo focados 100% no produto e na interação com o usuário.

EMPRESAS QUE CRIARAM DEMANDAS DE UX WRITING
As pioneiras em adesão ao UX Writing são as startups e as empresas de tecnologia. Entre essas marcas estão gigantes como Spotify, Google, Amazon e Wix, mas não pense que essa tendência é restrita: qualquer empresa que tenha entrega em ambientes e plataformas digitais e que queira criar uma experiência otimizada para seus usuários, cedo ou tarde se renderá às habilidades dos UX Writers.

O QUE ESSES SERES DE UM MUNDO MUITO DISTANTE REALMENTE FAZEM?
Você pode dar de cara com um trabalho dos UX Writers ao navegar por aplicativos, sites, softwares e outros tipos de textos ou microtextos (microcopy). A essência de um profissional de UX Writing é criar uma experiência intuitiva e eficaz, gerando lembrança de marca para o usuário.

COM VOCÊ, BRUNO RODRIGUES
Bruno Rodrigues é um dos principais nomes do UX Writing no Brasil e no mundo.

Conheça o Bruno:
Consultor em mais de 70 empresas, especialista em Marketing Digital e Estratégia para Gestão Conteúdo (UX Writing, Webwriting e Arquitetura da Informação) com experiência no gerenciamento de projetos e produtos, liderança de equipes multidisciplinares e consultoria para grandes empresas e autor dos livros ‘Webwriting — Pensando o texto para mídia digital’ (2000), de ‘Webwriting — Redação & Informação para a web’ (2006) e de ‘Webwriting — Redação para a mídia digital’ (2014) e “Em busca de boas práticas de UX Writing” (2019), abordando o tema que vem estudando por muitos anos: o texto para produtos digitais baseados na experiência do usuário.

BATE-PAPO COM BRUNO RODRIGUES

SKILLS DO UX WRITER
Em uma conversa que tivemos com Bruno, ele destacou algumas habilidades que considera imprescindíveis para o profissional de UX Writing: perceber que o texto final em UX Writing é o resultado de um processo que depende do mergulho no campo semântico dos públicos e depois na construção da arquitetura da informação e, a preocupação com quem vai absorver essa informação, um trabalho quase obsessivo de se preocupar em como a mensagem está chegando aos públicos.
Para Bruno, o UX Writing não é um processo de redação de textos e sim, de escolhas de termos e expressões.

AS DIFERENÇAS ENTRE WEBWRITING E UX WRITING
Bruno diz que as diferenças podem ser tratadas dessa forma: “Webwriting é redação para sites, portais, e redes sociais. UX Writing é você pensar não em textos, mas expressões, termos, palavras, mergulhar no universo da fala e da escrita dos seus públicos, para usar essas partes como forma de orientação. Enquanto Webwriting conversa, o UX Writing orienta”.

A CONTRIBUIÇÃO DO UX WRITER PARA O SUCESSO DE PRODUTOS DIGITAIS
Quando perguntamos para Bruno Rodrigues qual a contribuição do UX Writer para o sucesso de um produto digital, a resposta é categórica:
“Ele contribui com a criação de uma linguagem real, espelho do que o público fala e escreve, tornando essa linguagem realmente cristalina, com o uso dos termos certos. Como consequência disso, a comunicação flui, é mais dinâmica, as decisões são tomadas de uma maneira muito mais rápida e isso, dentro de uma organização, é o que realmente importa e o que justifica o investimento em profissional, equipe e atividade de UX Writing”.

BÔNUS:
UX WRITING Overview
Convidamos Bruno Rodrigues para criar pílulas de conteúdo abordando os pilares do UX Writing: Semântica, Arquitetura da Informação e Microcopy.

São 3 mini episódios para você se aproximar do tema.

UX Writing Overview Ep. #1 — Semântica
Primeiro episódio da série de microlearning UX Writing Overview.
Mergulhar no universo da fala e escrita do seu público:

UX Writing Overview Ep. #2 — Arquitetura da Informação
Segundo episódio da série de microlearning UX Writing Overview.
Fluxo de diálogos entre marca e empresa:

UX Writing Overview Ep. #3 — Microcopy
No terceiro episódio, Bruno Rodrigues fala sobre a importância da microrredação:

 

Para saber mais sobre UX Writing, faça o Bootcamp UX Writing com Bruno Rodrigues. Nova edição com início no dia 15 de março. Informações e matrículas aqui!

Compartilhe

Logomarca da How Bootcamps
Formulário de Contato