Logomarca da How Bootcamps
Métricas: é complicado?!

Métricas: é complicado?!

Uma maneira simples de explicar métricas de UX para quem não tem nenhum conhecimento, a partir de uma reflexão sobre valores.
Comunidade How

Comunidade How

Uma mulher está sentada e faz anotações em post-its sob uma mesa. Ao fundo, um homem olha para as anotações.

Esse artigo foi escrito por Michelle Cruz (Microempreendedora) e publicado originalmente aqui.

De primeira vista, falar de métricas pode parecer complicado. Na realidade, não é nenhum bicho de sete cabeças. Podemos perceber métricas em diversos cenários.

No estudo musical, dividindo uma linha musical em compassos marcados por tempos fortes e fracos. Para determinar o ritmo de um poema. Na análise de um software para ter os indicadores de qualidade ou analisando o Google Analytics para entender o desempenho do site e a interação dos usuários.

Tudo no mundo tem um valor e pode ser medido de alguma maneira, deveríamos ter esse entendimento desde que começamos a aprender matemática no ensino fundamental. Mas, enfim, esse não é foco desse artigo.

Para facilitar o entendimento sobre métricas, vou compartilhar uma história contada pelo Dr. Wayne Walter Dyer, autor de livros de autoajuda, para perceber o que é “valor”

Está é uma barra de ferro. O valor dela é cerca de 100 dólares.

Está é uma barra de ferro. O valor dela é cerca de 100 dólares. Se o ferro fosse usado, valeria cerca de 25 dólares. Se você decidisse fazer ferraduras, o valor dela aumentaria para 250 dólares. Se, em vez disso, decidisse fazer agulhas de costura, o valor aumentaria para cerca de 70.000 dólares. Se você decidisse produzir molas para relógios o valor aumentaria para cerca de 6 milhões de dólares.

Seu valor não é apenas “daquilo que você é feito”, mas acima de tudo, de que formas você pode tirar o melhor do que você é.

Entender o valor das coisas e das pessoas não está apenas em representação financeira. Existem diversas maneiras de entender valores. E as métricas ajudam a construir processos com o objetivo de gerar valor e bons resultados.

Isso pode ser percebido ao organizar um processo de aprendizagem de qualquer tema. Por exemplo, você não está feliz com o que está fazendo e decide que quer mudar de profissão. Então, defini um objetivo: estudar UX Design.

Uma próxima etapa, é entender como você faz para alcançar aquele objetivo. Quando transformamos nosso objetivo em números facilitamos a organização do tempo e previsão de resultados. Podendo mensurar os gastos de tempo versus uma quantidade de conteúdo, tudo pensando em prazos e resultados que se deseja alcançar.

Normalmente, um curso de UX Design completo leva em média 6 meses para ser concluído. Todos os prazos e objetivos levantados precisam ser detalhados para se entender a maneira que será preciso ser organizado o processo para alcançar o resultado final, que é conquistar uma vaga como especialista na área desejada em UX. Se no meio do seu processo de estudo você não estiver cumprindo os prazos, será preciso recalcular e reorganizar as tarefas para que tudo se encaixe e atinja o resultado.

Trabalhar com métricas não é complicado, pode ser trabalhoso, dependendo do objetivo, da complexidade do ambiente e seus agentes.

Essa foi uma maneira simples de explicar métricas para quem não tem nenhum conhecimento. No universo corporativo é mais complexo, pois os cenários são diversos e competitivos. De qualquer maneira, reserve um tempinho para pensar nos processos que você tem acesso, como poderia trabalhar as métricas para prever melhores resultados. É a prática que nos leva a perfeição, iteração é palavra de ordem no universo da tecnologia.

Quando entendemos maneiras de avaliar processos isso vai nos ajudando a encontrar maneiras de decidir as métricas que podem ser usadas para descobrir soluções em outros cenários.

Esse artigo surgiu durante a minha participação do Bootcamp UX Metrics ministrado pelo Huxley Dias, através do How Bootcamps. Foram 4 dias, durante 2 horas diárias, tivemos conteúdos teóricos e práticos para absorver melhor o conhecimento. Foi uma experiência incrível! Quem quer melhorar suas habilidades de argumentação e ter mais parâmetros para pautar seus projetos precisa aprofundar em métricas.

Para quem quiser ter uma noção dos tópicos que são estudados, tem o Curso UX Metrics Introdução Free. São 30 minutos de conteúdo, online e objetivo, para ter uma noção geral.

Sou grata ao time UXPM pela intermediação com a How Bootcamp. Aprendizado é conexão, é Ubuntu! Gratidão a todos envolvidos!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook

Outros artigos que você pode gostar

Logomarca da How Bootcamps