Logomarca da How Bootcamps
Uma introdução rápida ao Design Thinking

Uma introdução rápida ao Design Thinking

Comunidade How

Comunidade How

Duas mulheres estão sentados atrás de uma mesa. Uma delas escreve em um caderno enquanto a outra mulher a observa.

Esse é o primeiro artigo de uma série de três partes sobre Design Thinking e suas etapas, escrita por Eduarda Vilas Boas e publicado originalmente aqui.

O que é Design Thinking

Uma forma inovadora de pensar e resolver problemas

O Design Thinking é um conjunto de métodos e processos prático-criativos, que juntos auxiliam na identificação de problemas e soluções com o objetivo de promover inovação.

“O processo de inovação consiste em recriar modelos de negócio e construir mercados inteiramente novos que vão ao encontro de necessidades humanas não atendidas. […] Entretanto, inovar não é uma tarefa fácil.”

(Maurício Vianna, autor de “Design Thinking – Inovação em negócios”)

Reprodução: Google

Pilares do Design Thinking

O Design Thinkin possui 3 pilares que nada mais são do que valores da abordagem. É importante que todas elas sejam respeitadas para que de fato você esteja inovando e promovendo uma boa experiência.

Reprodução: Google

1. Empatia

Compreender o contexto de outras pessoas e mergulhar em suas necessidades é essencial para buscar soluções que realmente atendam ao usuário ou cliente – não aquelas que você acredita que são.

2. Colaboração

Colaboração também é sobre ter abertura para lidar com o outro, considerando impressões e interpretações de quem vem de um contexto diferente do seu. Falar e ouvir profissionais de outras áreas, com habilidades multidisciplinares, é algo que enrique bastante o processo.

3. Experimentação

Uma coisa que temos certeza hoje em dia é que não há receita de bolo ou segredo mágico para o sucesso. Tudo o que temos são hipóteses que precisam ser validadas – e quanto mais cedo isso acontecer, melhor. Elimine verdades absolutas que só existem na teoria, identifique oportunidades de melhoria e siga em frente sempre que possível.

Etapas do Design Thinking

O Design Thinking é dividido em 4 etapas: imersão, definição, ideação e prototipação. Essas etapas são usadas da seguinte forma:

Fonte: How Bootcamps: Formação UX Design.

Que refletem as seguintes questões ao processo “O QUE VAMOS FAZER?” (nas etapas de imersão e definição) e “COMO VAMOS FAZER?” (na etapa de ideação e prototipação).

Fonte: How Bootcamps: Formação UX Design.

É essencial se reunir com sua equipe, planejar o trabalho a ser realizado e definir regras e parâmetros que vão orientar a boa execução das tarefas. Da mesma forma, analisar o contexto do usuário e observar os problemas presentes é imprescindível para entender qual o obstáculo a ser superado.

  • Imersão (entender)

Coletar dados e imergir (dar profundidade) no contexto do projeto.

  • Definição (definir)

Organizar as informações coletadas e definir o problema a ser resolvido.

  • Ideação (idear)

Usar a criatividade para gerar soluções para o problema definido.

  • Prototipagem (teste)

Tangibilizar a ideia em um protótipo para validar com pessoas usuárias e receber feedbacks.

Mas, antes de falarmos mais a fundo sobre cada uma dessas etapas vale destacar que qualquer abordagem que visa encontrar uma solução deve começar com uma etapa prévia de entendimento e observação.

Nos próximos artigos iremos trazer cada uma dessas etapas mais detalhadas com ferramentas, processos e exemplos.

Compartilhe

Logomarca da How Bootcamps
Formulário de Contato