fbpx

Experimentos de marca para validação de Novos Produtos

OBS: Artigo criado por Vivi Tavares (Senior Product Designer/Youse), originalmente publicado aqui.

Dentro da squad de Novos Produtos da Youse, uma das minhas funções é gerar — junto com a Product Manager — hipóteses de solução e inovação para o mercado de Seguros.

Em muitas pesquisas que fazemos aqui na Youse, descobrimos que a maioria das pessoas enxerga o Seguro Auto Tradicional como um Serviço que se paga pra não usar. Essa visão é ainda mais clara quando estamos falando com quem usa pouco o carro, uma vez que saem menos e, portanto, se arriscam menos.

Nesse cenário, o Seguro Auto por Km surge como uma oportunidade para que pessoas que rodam pouco e não veem valor num seguro tradicional também possam — por um preço mais acessível — se sentirem seguras.

O começo do projeto

Quando cheguei no projeto, em janeiro de 2020, algumas pesquisas de mercado e de interesse já haviam sido feitas. Então, analisando e organizando todo esse material, entendemos o que ainda fazia sentido e o que precisava ser feito a partir dali.

Enquanto o time técnico trabalhava no que chamamos de “fundação” desse novo produto (uma parte muito mais burocrática relacionada à criação e disponibilização de um Novo Produto de Seguros para o orgão regulador) eu e Camila — nossa Product Manager — idealizamos alguns experimentos.

Os experimentos fazem parte da cultura da Youse. Entendemos que com eles a gente pode testar e errar rápido, ainda mais quando estamos falando de novas possibilidades e novos produtos.

Contexto

No começo do projeto, tivemos algumas ideias de experimentos e como poderíamos usá-las de forma que já gerássemos algum valor para nossos futuros clientes.

Image for post

Foi aí que, em Março deste ano, como algumas de nossas pesquisas relacionadas à Pandemia mostrarammuitas pessoas passaram a sair menos de casa e, portanto, passaram a usar menos seus veículos com as medidas de isolamento social.

Vimos nesse cenário uma oportunidade de contribuir com o todo e incentivar com que nossos clientes fizessem sua parte, puxando o gancho da Campanha que foi ao ar em Abril desse ano: #ModoCasa. Dessa forma, antecipando e validando na prática algumas possíveis dores que os usuários poderiam ter com o novo Seguro Auto por Km.

Objetivos

O objetivo do experimento é validar uma hipótese

Image for post

Usei o Loom para compartilhar o experimento com os times 😉

Por mais que a gente tenha liberdade para trabalhar e desenvolver hipóteses, precisamos que a empresa esteja minimamente comprada com a ideia. Ter clareza do que vamos obter de resultados com o experimento é sempre bom pra alinhar expectativas.

Com esse experimento, queríamos incentivar com que os Yousers (como chamamos nossos clientes) ficassem em casa, validando o interesse e engajamento na campanha e também absorvendo novos aprendizados de comportamento em relação ao uso do carro.

Mesmo sabendo da diferença que o experimento teria em relação ao próprio produto, aproveitamos também para entender dificuldades e impedimentos técnicos e validar com os usuários algumas ações já que teríamos pontos em comum tanto para o Desafio, quanto para o novo Seguro Auto por Km — como a coleta e captura de quilometragem dos participantes, por exemplo.

O Desafio

Image for post
Ilustrações da Debe Dias 😉

Com a ideia e os objetivos definidos, puxamos uma conversa com o time de Marketing. Assim, entendemos o que poderia ser legal — tanto para a frente de produto, quanto para a de marca. Alinhados, também fizemos algumas ideações em conjunto de como seria o desenvolvimento do Desafio.

A ideia principal era, portanto, bonificar os 100 usuários que reduzissem em até 90% o uso do carro no período, comparando com o mês anterior à Pandemia. Os 100 melhores colocados ganhariam vouchers exclusivos como forma de recompensa, gerando uma espécie de gameficação.

Assim, precisaríamos coletar as informações de quilometragem dos participantes e com isso conseguimos validar as dores presentes nesse processo — que era uma das nossas grandes preocupações para o MVP (Minimum Viable Product) do Seguro Auto por Km.

Ferramentas e Comunicação

Como o Desafio #ModoCasa era um experimento e o nosso time técnico estava focado na fundação desse Novo Produto, como citei acima, precisávamos otimizar ao máximo o processo do Desafio para que não precisássemos depender de desenvolvimento.

Image for post
Typeform enviado como oferta do Desafio

Através de um simples e-mail, apresentamos o Desafio para nossos clientes e coletamos foto e valores de quilometragem através do Typeform. (Aqui fica o agradecimento especial pro nosso Redator, Thiago Carmo, já que conseguimos passar a mensagem principal com clareza ao público através de uma comunicação tão simples).

Eu sou uma grande fã do Typeform por isso: com ele conseguimos otimizar alguns processos para experimentação e as possibilidades são infinitas.

Assim, conseguimos tudo o que precisávamos para cumprir nosso objetivo com o experimento, de forma simples e ágil 🙂

Resultados e Aprendizados

O experimento foi ao ar em uma semana para uma base específica de clientes e potenciais clientes do MPV do Seguro Auto por Km. Fizemos um teste A/B para validar diferentes formas de coletar a quilometragem dos participantes e também testamos a melhor forma de comunicação com esse perfil de cliente.

Os resultados nos permitiram validar e invalidar algumas ideias que tínhamos desse primeiro perfil de clientes para o Novo Produto. Conseguimos também captar e corrigir impedimentos técnicos que tinham no processo, para que assim, pudéssemos garantir uma experiência minimamente positiva logo de cara para os primeiros clientes desse Novo Produto!

E foi o que aconteceu: através do entendimento do perfil das pessoas que participaram do Desafio, tivemos a oportunidade de ofertar o Novo Produto de Seguro Auto por Km para quem tinha tudo a ver com ele.

Image for post
E-mail de premiação e oferta do Novo Produto (Ilustrações da Debe Dias)

Seguro literamente do seu jeito — que é como a gente costuma dizer aqui na Youse. 😉

Algumas dicas:

  • Foi meu primeiro desafio concebendo um produto do zero numa empresa já consolidada. A possibilidade de realizar um experimento como esse foi uma ótima forma de “sentir” o Seguro Auto por Km na rua e acalmar as ansiedades enquanto ainda não estava pronto.
  • Sentir o produto na rua, me fez — como Designer — enxergar e equilibrar melhor as oportunidades de negócio com dores reais dos seres humanos lá fora.
  • Alinhamento é tudo! Fazer experimentos que envolvam estratégias de marca exigem que a comunicação esteja clara, objetiva e conectada à experiência total do cliente com a sua empresa.
  • Compartilhar os resultados é essencial para que estratégias em que você acredita tenham incentivo de decisores na sua empresa e continuem sendo utilizadas e melhoradas, constantemente.

Fiquei muito feliz com os resultados desse experimento e da forma como pudemos lidar com as oportunidades. Além disso, foi algo bem potente já que pude — de certa forma — incentivar as pessoas a se cuidarem um pouquinho nesse momento delicado em que estamos vivendo e causar um impacto no coletivo.

É isso que me motiva todos os dias trabalhando como Designer 🙂

Espero que tenha gostado. Vou adorar saber da sua experiência com experimentos para validação de Novos Produtos. (E não esquece das palminhas já que chegou até aqui ❤).

Ah! E segue a gente no @design.youse 😀

Vivi Tavares é facilitadora do Bootcamp UX Design para não designers, aqui, na How.

Voltar para blog