Ou livros que me fizeram um product designer mais completo.
Nota: Artigo criado por Artur Janz (Digital Product Designer na EBANX), originalmente publicado aqui.
Entre os meses de Julho e Agosto de 2020 tem acontecido o bootcamp de UX design, da How, e entre as lives e as conversas com os alunos lembrei bastante do começo da minha própria entrada em user experience.
Comecei a faculdade de design gráfico em 2009, e entre idas e vindas, após trabalhar um pouco em cada uma das áreas possíveis, em 2014 encontrei minha verdadeira paixão em produtos digitais. De lá pra cá o aprendizado nunca parou: cursos, livros, eventos, conversas com profissionais, e porrada na cara.
E entre vários conteúdos com os quais trombei nestes anos, tem alguns livros que guardo em meu coração, e vou explicar abaixo o porque 🙂
Design do Dia a Dia (Don Norman)
Sempre que me pedem indicação de livros de design, este é o primeiro que me vem a mente. Escrito por ninguém menos que um dos fundadores da Nielsen Norman Group, é um livro gostoso de se ler, mas que ao mesmo tempo te deixam perguntando:
- Estou mesmo levando em consideração o repertório das pessoas ao projetar meu produto?
- Se a pessoa usar meu produto errado, a culpa é realmente dela?
- Se a pessoa errar, ela consegue entender o que tem de fazer para obter o sucesso?
Em vários aspectos é um livro incrível, e se lido junto do “Design Emocional”, também do Norman, te dará um bom norte sobre quais caminhos seguir ao fazer design centrado no usuário.
Metadesign (Caio Vassão)
Boa parte do tempo o profissional que trabalha com produtos digitais precisa lidar com a complexidade de negócio, possibilidades tecnológicas e limitações inerentes ao produto. Idealmente, essa complexidade é abstraída ao máximo, tornando a solução palatável às pessoas que vão utilizá-lo.
Tive o prazer e a honra de ter aula com o Caio Vassão durante minha pós-graduação. Durante algumas noites ele mostrou um emaranhado de referências e teoria até que BOOM!, tudo se encaixou e fez sentido demais. Neste livro, Vassão traz uma visão de como o design deve ser usado para lidar com a complexidade, atingindo com isso a simplicidade. E isso é esperado de um bom designer.
Factfulness (Hans, Ola, e Anna Rosling)
O subtítulo deste livro já dá uma boa ideia do que ele trata: “O hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos”. Ao longo das páginas, sua visão de mundo (muitas vezes dramática) é confrontada por dados e fatos, mostrando assim o quanto você pode estar enviesado e tomar decisões pautadas em irrealidades. É um livro que te dá bastante assunto pra conversar na fila da balada (pós-COVID, por favor).
E como isso ajuda a fazer design melhor? Afiando sua visão e lhe fazendo questionar supostas verdades, duas skills que te permitirão atacar as raízes dos problemas e encarar as reais possibilidades.
Bônus: Tem um teste bem legal (em PT-PT) feito pelos criadores do livro, que permite comparar o que você acha com o que realmente acontece.
Isto é Design de Serviço na Prática (Marc Stickdorn)
Como comentei anteriormente, boa parte do meu conhecimento atual veio da participação em eventos. 40ºC, 2018, aconteceu o ILA Rio, com uma pancada de gente incrível falando, mas uma das melhores palestras pra mim foi a do Marc. Nesta palestra, ele trouxe uma prévia do que é tratado no título do livro, que serve como um manual de como fazer design de serviço.
E a intenção do livro é ser bem prático: em suas mais de 500 páginas, você consegue uma visão geral das técnicas e recursos mais adequados para cada momento do design de serviços. E com isso, você pode construir produtos com uma visão muito mais holística.
Bônus: Existe uma biblioteca gratuita com algumas das técnicas apresentadas no livro. Leia o livro, acesse o link abaixo e brilhe!
Method Library — This is Service Design Doing
In this library, you’ll find 54 hands-on descriptions that help you DO the key methods used in service design. These…
INSPIRED (Marty Cagan)
Este é o único desta lista que ainda não tem versão em português, mas não poderia deixá-lo de fora. Trabalhando com design de produtos, você vai estar sempre exercitando um equilíbrio entre três coisas que impactam um produto e a equipe que o constrói: negócios, tecnologia e pessoas.
Marty Cagan traz uma visão do topo, sobre como construir uma empresa com cultura de produtos fortes, explorando quais profissionais buscar, quais skills aperfeiçoar e quais estruturas precisam ser criadas para suportar isso.
Por que isso é importante para um designer? Você vai ser parte vital desta estrutura, então precisa entender como lidar com a multidisciplinaridade inerente a ela.
Poderia falar de referências por HORAS, mas quem sabe em outro artigo 😀
E você? Quais livros adicionaria a essa lista? MANDA REFERÊNCIAS.
Obrigado, A.J.
Artur Janz (Digital Product Designer na EBANX), foi um dos mentores do Bootcamp UX Design, aqui, na How.