fbpx

[Webinar] UX Research: cultura centrada no usuário

|

OBS: Artigo criado por Karla Cruz (UX Researcher na 99/DiDi), originalmente publicado aqui.

Fizemos um webinar sobre UX Research e como a cultura centrada no usuário acontece de fato em times ágeis e startups.

Contei um pouco da minha rotina e trajetória como UX Researcher na 99/DiDi, tivemos a participação da Thaís Falabella, UX Researcher na Sympla, e da Isabella Quartarolli, Community Manager na How, que mediou o nosso bate-papo.

Separei aqui alguns dos pontos fortes que surgiram nessa 1h30 de conversa guiada por várias perguntas interessantes dos participantes! 🙂

Como ter profundidade na pesquisa com prazos curtos e metodologia ágil?

Karla Cruz: Como UX Researcher estou muito mais para aproximar o time do usuário, estar ali quando alguém tem dúvida, trazer repertório sobre métodos e técnicas, ajudar a definir quantas pessoas incluir na pesquisa e como aplicá-la da forma mais adequada.

“O UX Researcher é alguém que aproxima usuário do time, não alguém que afasta e entrega um relatório.”

— Karla Cruz

É muito importante que as pessoas envolvidas com o produto participem da pesquisa, é uma maneira de gerar esse conhecimento rápido. Uma outra maneira, se não conseguir envolver o time no começo do processo, é apresentar o resultado e gerar os insights junto com eles.

Quais são os métodos que vocês gostariam muito de utilizar, mas ainda não tiveram a oportunidade?

“Não tem a ver com um método específico, mas tem a ver com conectar mais a estratégia do produto com o usuário.”

— Karla Cruz

Thaís Falabella: Esse sonho de fazer uma pesquisa etnográfica real, de passar uma semana na casa do usuário observando tudo, dessas pesquisas que a gente lê nos cases de design thinking. Então, você vê lá debaixo do tapete do usuário um brinquedo caído que deu um insight, que mudou a história do produto. Uau! (ironia)

Essas histórias são muito diferentes do dia a dia de UX Research e está longe de eu ver isso acontecendo. Me importo mais com a conexão de estratégia do negócio e com a entrega de valor final.

“Os métodos são legais, mas eles são um caminho pra gente atingir o objetivo maior.”

— Thaís Falabella

O conteúdo acima foi retirado do webinar e editado para melhor se adaptar ao formato de texto.

Vídeo completo do webinar sobre UX Research:

Se interessou?

Estamos com inscrições abertas para o Bootcamp Online de UX Research:
https://learn.howedu.com.br/turma/uxresearch-online/online

Karla Cruz é UX Researcher na 99/DiDi e facilitadora de bootcamps na How.

Voltar para blog