Conversões Assistidas do Analytics: descubra o que são e as use como um Profissional

Conversões Assistidas do Analytics: descubra o que são e as use como um Profissional

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Descubra por que o Relatório de Conversões Assistidas do Google Analytics é um dos mais importantes e aprenda a usar como um profissonal.

Se você tem um website que está registrando conversões de qualquer tipo através do Google Analytics, você TEM que conhecer o Relatório de Conversões Assistidas.

É através dele que você descobre qual tipo de conteúdo mais importante no seu funil. E quais páginas realmente fazem diferença ($$) no fim do dia.

O que são Conversões Assistidas?

Uma conversão assistida é contada quando alguma dimensão (páginas, canais de aquisição, anúncios, etc.) medida pelo Analytics é parte do caminho de conversão de um usuário, mas não sua interação final.

Parece complexo?

Vamos simplificar:

Suponha que você está interessado em viajar e conhecer a Espanha. 🇪🇸

Você pesquisa no Google: “Melhores cidades para conhecer na Espanha”

O Primeiro resultado é da página www.agenciadeviagensexemplo.com.br, e você clica nele.

Você lê o artigo, e decide que deve conhecer Madrid, Barcelona, Valência e Granada.

Então você fecha aquela aba e vai fazer outra coisa.

Uma semana depois, você decide comprar o pacote turístico que a www.agenciadeviagensexemplo.com.br oferece, então pesquisa “agencia de viagens exemplo comprar pacote”, clica no primeiro resultado, que é um anúncio do Adwords e faz a compra.

Supondo que nosso site exemplo esteja com o Analytics bem configurado (fale comigo se precisa de ajuda para fazer isso), teremos registrado uma conversão junto da compra.

Para o Google Analytics, o caminho de conversão que você fez foi o seguinte:

(1º) Google Orgânico >> (2º) Google Adwords (Conversão)

Sendo assim, nós temos:

  • uma Conversão Assistida para o canal Google Orgânico
  • uma Conversão de Último Clique para o canal Google Adwords

Voltando ao conceito: Conversão Assisitida é qualquer ponto de interação com uma dimensão do Google Analytics que não foi a interação final antes de uma conversão.

Como usar o Relatório de Conversões Assistidas como um Profissional

Você pode fazer uso deste relatório para descobrir quais são os conteúdos orgânicos essenciais para seu funil de vendas, por exemplo.

Para descobrir por onde as pessoas encontram seu site pela primeira vez.

Ou até para fazer uma Análise de quão importante é o Mobile para suas conversões.

Vamos lá?

Primeiro, para o acessar, você deve ir até Conversões > Funis Multicanal > Conversões Assistidas

*PS: Meu Analytics está em Inglês. Vou colocar o correspondente da imagem em Português sempre.

Nos deparamos com a seguinte página:

Aqui estão os elementos mais importantes do Relatório:

O Tipo de Conversão

Por padrão, todas as conversões vêm selecionadas. Portanto preste atenção, se você deseja ver apenas uma conversão de Lead, ou de venda, tenha certeza que só ela está selecionada.

O Tempo de Lookback

Isso é o período de tempo passado que você deseja incluir no relatório. Você deve ajustar isso de acordo com a jornada de compra do seu cliente. Normalmente, para produtos B2B, 90 dias é a melhor opção.

O Tipo de Análise

Essa é uma das configurações mais importantes.

Você pode escolher o tipo de interação: Assistida, ou de Primeiro Clique.

As interações de primeiro clique são especialmente úteis para descobrir mais sobre o topo do seu funil.

Elas te dizem como as pessoas ficam sabendo sobre você, e de onde seus conversores vêm.

A interações de primeiro clique simplesmente atribui todo o valor de uma conversão ao primeiro ponto de contato que o usuário teve com o site.

Escolha conversões assistidas / de primeiro clique de acordo com seu objetivo.

A Dimensão Primária

É aqui que se esconde o grande poder dessa ferramenta.

A visualização Padrão é por Canais de Aquisição. Ela pode ser bastante útil, para que você tenha uma visão geral de quais canais estão sendo importantes para você.

Mas ela não te dá detalhes suficientes para entender o que realmente está acontecendo.

Então você pode alterar a Dimensão Primária para cavar mais fundo.

Por exemplo:

Vamos descobrir quais Páginas de Destino estão fazendo mais conversões assistidas:

E…

Temos uma lista de páginas que trazem mais conversões assistidas até nós.

Agora, use sua imaginação e teste outras dimensões para mais insights sobre sua página.

Obs: esse artigo foi originalmente publicado aqui. A publicação nesse canal foi autorizada pelo autor.

Artigo escrito por Gabriel Adamante, Growth & Technical Marketing | Cofundador @Traktor. Possui experiência na parte criativa e estratégica do marketing (Funis, Copywriting, Design e CRO, Conteúdo) com execução técnica (desenvolvimento em Python e JavaScript, SEO, Mídia Paga de Performance) para entregar tração para startups.
Gabriel é o facilitador dos bootcamps Growth Marketing e 
Data Marketing, da How.

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