ÚLTIMOS DIAS: Bootcamp Carreiras no Topo disponível até 05/07. Clique e se inscreva gratuitamente

Logomarca da How Bootcamps
Meu desafio em grupo durante o Bootcamp Design Thinking de Serviços

Meu desafio em grupo durante o Bootcamp Design Thinking de Serviços

Comunidade How

Comunidade How

Nota: Esse artigo foi escrito por Vânia Santos Batista (UX/UI Designer/Designer gráfico) e publicado originalmente no Medium da Comunidade PretUX.

Entre os dias 24/08 e 02/09, eu tive a oportunidade de participar do Bootcamp Design Thinking de Serviços, da How Bootcamp, graças a uma bolsa da Pretux.

Fomos divididos em 4 grupos e o meu ficou com o desafio “Serviço de cuidado com o pet”. Após colocarmos nossas certezas, suposições e dúvidas sobre o desafio na matriz CSD, partimos pro mapeamento dos stakeholders, indo desde o pet até a clínica veterinária. Fizemos benchmarking, analisando concorrentes em serviços para pets, uma desk research e partimos pro mapeamento de experiências.

Decidimos mapear o fluxo de banho e tosa por ser um dos serviços mais recorrentes. Nessa etapa, tivemos a participação de pessoas de outros grupos e descobrimos, traçando o arco dramático, que o ponto baixo da jornada seria o fracasso ao tentar dar banho no pet em casa. Partindo desse pressuposto, fomos para o “Como podemos”, em que surgiu o questionamento de “como poderíamos tornar essa experiência mais prazerosa, tanto para o tutor, quanto para o pet”.

O próximo passo foi a geração de ideias 4X4X4: 4 minutos para ter ideias + 4 minutos para agrupar + 4 minutos para votar. Fizemos a votação e chegamos à conclusão de que criar um kit de banho em casa com equipamentos e produtos seria a solução.

Próxima etapa: ecossistemas de serviços. O serviço e o meio em que ele vai atuar. Quais atores (pet, tutores), em que momento da jornada (hora do banho no pet), locais de interação (banheiro, quintal), o produto ou serviço (sabonete, xampu, escova), a motivação (manter a higiene) e as interações físicas (dar banho, secar) e digitais (app).

E, finalizando, chegamos à jornada do usuário e service blueprint. Definimos as ações do usuário antes, durante e depois do banho no pet; as ações da empresa para resolver esse problema (kit de banho em casa); os canais pelos quais o usuário teria acesso às soluções e, por fim, processos abaixo da linha de visibilidade do cliente, internos e externos e métricas.

Artigo criado por Vânia Santos Batista inicialmente publicado no Medium da Comunidade PretUX e criado como overview do Bootcamp Design Thinking de Serviços com Karla Cruz (99/DiDi). Para conhecer as ofertas de Bootcamps da How, clique aqui.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook

Informação

Assine para receber nossos conteúdos sobre carreiras

Logomarca da How Bootcamps