OBS: Artigo criado por Vivi Tavares (Senior Product Designer/Youse), originalmente publicado aqui.
Dentro da squad de Novos Produtos da Youse, uma das minhas funções é gerar — junto com a Product Manager — hipóteses de solução e inovação para o mercado de Seguros.
Em muitas pesquisas que fazemos aqui na Youse, descobrimos que a maioria das pessoas enxerga o Seguro Auto Tradicional como um Serviço que se paga pra não usar. Essa visão é ainda mais clara quando estamos falando com quem usa pouco o carro, uma vez que saem menos e, portanto, se arriscam menos.
Nesse cenário, o Seguro Auto por Km surge como uma oportunidade para que pessoas que rodam pouco e não veem valor num seguro tradicional também possam — por um preço mais acessível — se sentirem seguras.
O começo do projeto
Quando cheguei no projeto, em janeiro de 2020, algumas pesquisas de mercado e de interesse já haviam sido feitas. Então, analisando e organizando todo esse material, entendemos o que ainda fazia sentido e o que precisava ser feito a partir dali.
Enquanto o time técnico trabalhava no que chamamos de “fundação” desse novo produto (uma parte muito mais burocrática relacionada à criação e disponibilização de um Novo Produto de Seguros para o orgão regulador) eu e Camila — nossa Product Manager — idealizamos alguns experimentos.
Os experimentos fazem parte da cultura da Youse. Entendemos que com eles a gente pode testar e errar rápido, ainda mais quando estamos falando de novas possibilidades e novos produtos.
Contexto
No começo do projeto, tivemos algumas ideias de experimentos e como poderíamos usá-las de forma que já gerássemos algum valor para nossos futuros clientes.

Foi aí que, em Março deste ano, como algumas de nossas pesquisas relacionadas à Pandemia mostraram, muitas pessoas passaram a sair menos de casa e, portanto, passaram a usar menos seus veículos com as medidas de isolamento social.
Vimos nesse cenário uma oportunidade de contribuir com o todo e incentivar com que nossos clientes fizessem sua parte, puxando o gancho da Campanha que foi ao ar em Abril desse ano: o #ModoCasa. Dessa forma, antecipando e validando na prática algumas possíveis dores que os usuários poderiam ter com o novo Seguro Auto por Km.
Objetivos
O objetivo do experimento é validar uma hipótese
Usei o Loom para compartilhar o experimento com os times
Por mais que a gente tenha liberdade para trabalhar e desenvolver hipóteses, precisamos que a empresa esteja minimamente comprada com a ideia. Ter clareza do que vamos obter de resultados com o experimento é sempre bom pra alinhar expectativas.
Com esse experimento, queríamos incentivar com que os Yousers (como chamamos nossos clientes) ficassem em casa, validando o interesse e engajamento na campanha e também absorvendo novos aprendizados de comportamento em relação ao uso do carro.
Mesmo sabendo da diferença que o experimento teria em relação ao próprio produto, aproveitamos também para entender dificuldades e impedimentos técnicos e validar com os usuários algumas ações já que teríamos pontos em comum tanto para o Desafio, quanto para o novo Seguro Auto por Km — como a coleta e captura de quilometragem dos participantes, por exemplo.
O Desafio

Com a ideia e os objetivos definidos, puxamos uma conversa com o time de Marketing. Assim, entendemos o que poderia ser legal — tanto para a frente de produto, quanto para a de marca. Alinhados, também fizemos algumas ideações em conjunto de como seria o desenvolvimento do Desafio.
A ideia principal era, portanto, bonificar os 100 usuários que reduzissem em até 90% o uso do carro no período, comparando com o mês anterior à Pandemia. Os 100 melhores colocados ganhariam vouchers exclusivos como forma de recompensa, gerando uma espécie de gameficação.
Assim, precisaríamos coletar as informações de quilometragem dos participantes e com isso conseguimos validar as dores presentes nesse processo — que era uma das nossas grandes preocupações para o MVP (Minimum Viable Product) do Seguro Auto por Km.
Ferramentas e Comunicação
Como o Desafio #ModoCasa era um experimento e o nosso time técnico estava focado na fundação desse Novo Produto, como citei acima, precisávamos otimizar ao máximo o processo do Desafio para que não precisássemos depender de desenvolvimento.

Através de um simples e-mail, apresentamos o Desafio para nossos clientes e coletamos foto e valores de quilometragem através do Typeform. (Aqui fica o agradecimento especial pro nosso Redator, Thiago Carmo, já que conseguimos passar a mensagem principal com clareza ao público através de uma comunicação tão simples).
Eu sou uma grande fã do Typeform por isso: com ele conseguimos otimizar alguns processos para experimentação e as possibilidades são infinitas.
Assim, conseguimos tudo o que precisávamos para cumprir nosso objetivo com o experimento, de forma simples e ágil ?
Resultados e Aprendizados
O experimento foi ao ar em uma semana para uma base específica de clientes e potenciais clientes do MPV do Seguro Auto por Km. Fizemos um teste A/B para validar diferentes formas de coletar a quilometragem dos participantes e também testamos a melhor forma de comunicação com esse perfil de cliente.
Os resultados nos permitiram validar e invalidar algumas ideias que tínhamos desse primeiro perfil de clientes para o Novo Produto. Conseguimos também captar e corrigir impedimentos técnicos que tinham no processo, para que assim, pudéssemos garantir uma experiência minimamente positiva logo de cara para os primeiros clientes desse Novo Produto!
E foi o que aconteceu: através do entendimento do perfil das pessoas que participaram do Desafio, tivemos a oportunidade de ofertar o Novo Produto de Seguro Auto por Km para quem tinha tudo a ver com ele.

Seguro literamente do seu jeito — que é como a gente costuma dizer aqui na Youse.
Algumas dicas:
- Foi meu primeiro desafio concebendo um produto do zero numa empresa já consolidada. A possibilidade de realizar um experimento como esse foi uma ótima forma de “sentir” o Seguro Auto por Km na rua e acalmar as ansiedades enquanto ainda não estava pronto.
- Sentir o produto na rua, me fez — como Designer — enxergar e equilibrar melhor as oportunidades de negócio com dores reais dos seres humanos lá fora.
- Alinhamento é tudo! Fazer experimentos que envolvam estratégias de marca exigem que a comunicação esteja clara, objetiva e conectada à experiência total do cliente com a sua empresa.
- Compartilhar os resultados é essencial para que estratégias em que você acredita tenham incentivo de decisores na sua empresa e continuem sendo utilizadas e melhoradas, constantemente.
Fiquei muito feliz com os resultados desse experimento e da forma como pudemos lidar com as oportunidades. Além disso, foi algo bem potente já que pude — de certa forma — incentivar as pessoas a se cuidarem um pouquinho nesse momento delicado em que estamos vivendo e causar um impacto no coletivo.
É isso que me motiva todos os dias trabalhando como Designer
Espero que tenha gostado. Vou adorar saber da sua experiência com experimentos para validação de Novos Produtos. (E não esquece das palminhas já que chegou até aqui ).
Ah! E segue a gente no @design.youse
Vivi Tavares é facilitadora do Bootcamp UX Design para não designers, aqui, na How.