OBS: Artigo criado por Vivi Tavares (Senior Product Designer/Youse), originalmente publicado aqui.
Dentro da squad de Novos Produtos da Youse, uma das minhas funções é gerar — junto com a Product Manager — hipóteses de solução e inovação para o mercado de Seguros.
Em muitas pesquisas que fazemos aqui na Youse, descobrimos que a maioria das pessoas enxerga o Seguro Auto Tradicional como um Serviço que se paga pra não usar. Essa visão é ainda mais clara quando estamos falando com quem usa pouco o carro, uma vez que saem menos e, portanto, se arriscam menos.
Nesse cenário, o Seguro Auto por Km surge como uma oportunidade para que pessoas que rodam pouco e não veem valor num seguro tradicional também possam — por um preço mais acessível — se sentirem seguras.
O começo do projeto
Quando cheguei no projeto, em janeiro de 2020, algumas pesquisas de mercado e de interesse já haviam sido feitas. Então, analisando e organizando todo esse material, entendemos o que ainda fazia sentido e o que precisava ser feito a partir dali.
Enquanto o time técnico trabalhava no que chamamos de “fundação” desse novo produto (uma parte muito mais burocrática relacionada à criação e disponibilização de um Novo Produto de Seguros para o orgão regulador) eu e Camila — nossa Product Manager — idealizamos alguns experimentos.
Os experimentos fazem parte da cultura da Youse. Entendemos que com eles a gente pode testar e errar rápido, ainda mais quando estamos falando de novas possibilidades e novos produtos.
Contexto
No começo do projeto, tivemos algumas ideias de experimentos e como poderíamos usá-las de forma que já gerássemos algum valor para nossos futuros clientes.
Foi aí que, em Março deste ano, como algumas de nossas pesquisas relacionadas à Pandemia mostraram, muitas pessoas passaram a sair menos de casa e, portanto, passaram a usar menos seus veículos com as medidas de isolamento social.
Vimos nesse cenário uma oportunidade de contribuir com o todo e incentivar com que nossos clientes fizessem sua parte, puxando o gancho da Campanha que foi ao ar em Abril desse ano: o #ModoCasa. Dessa forma, antecipando e validando na prática algumas possíveis dores que os usuários poderiam ter com o novo Seguro Auto por Km.
Objetivos
O objetivo do experimento é validar uma hipótese
Usei o Loom para compartilhar o experimento com os times 😉
Por mais que a gente tenha liberdade para trabalhar e desenvolver hipóteses, precisamos que a empresa esteja minimamente comprada com a ideia. Ter clareza do que vamos obter de resultados com o experimento é sempre bom pra alinhar expectativas.
Com esse experimento, queríamos incentivar com que os Yousers (como chamamos nossos clientes) ficassem em casa, validando o interesse e engajamento na campanha e também absorvendo novos aprendizados de comportamento em relação ao uso do carro.
Mesmo sabendo da diferença que o experimento teria em relação ao próprio produto, aproveitamos também para entender dificuldades e impedimentos técnicos e validar com os usuários algumas ações já que teríamos pontos em comum tanto para o Desafio, quanto para o novo Seguro Auto por Km — como a coleta e captura de quilometragem dos participantes, por exemplo.
O Desafio
Com a ideia e os objetivos definidos, puxamos uma conversa com o time de Marketing. Assim, entendemos o que poderia ser legal — tanto para a frente de produto, quanto para a de marca. Alinhados, também fizemos algumas ideações em conjunto de como seria o desenvolvimento do Desafio.
A ideia principal era, portanto, bonificar os 100 usuários que reduzissem em até 90% o uso do carro no período, comparando com o mês anterior à Pandemia. Os 100 melhores colocados ganhariam vouchers exclusivos como forma de recompensa, gerando uma espécie de gameficação.
Assim, precisaríamos coletar as informações de quilometragem dos participantes e com isso conseguimos validar as dores presentes nesse processo — que era uma das nossas grandes preocupações para o MVP (Minimum Viable Product) do Seguro Auto por Km.
Ferramentas e Comunicação
Como o Desafio #ModoCasa era um experimento e o nosso time técnico estava focado na fundação desse Novo Produto, como citei acima, precisávamos otimizar ao máximo o processo do Desafio para que não precisássemos depender de desenvolvimento.