O que aprendi graças à comunidade Pretux s2
Obs: Artigo criado por Cibele Souza (Ux Designer e Criadora de Conteúdo, @ci.inspire), publicado originalmente no canal da Comunidade PretUX.
O curso de facilitação de workshops da How Bootcamps é ministrado pela designer Gisele Raulik que começou apresentando alguns conceitos iniciais e a ferramenta Miro, que utilizamos para interação online.
Processo de aprendizagem:
- Introdução à facilitação e à cocriação
- Repertório de metodologias
- Ferramentas
- Frameworks para construção de um workshop
- Estratégias de cocriação
Mas antes de começar, passamos pela fase de icebreakers:
Quebra gelo
Para iniciar uma dinâmica de workshop, é importante quebrar o gelo entre os participantes. Uma das formas de fazer isso, é pedindo que cada um se apresente e fale suas características pessoais em post-its, por exemplo. Essa dinâmica pode ser feita de várias formas criativas para que os participantes interajam e se conheçam melhor.
Painel das Esperanças e Medos
Este painel é para os participantes expressarem suas esperanças e me medos em relação ao workshop, essa fase é importante para alinhar expectativas do que vai ser tratado.
Após a fase de icebreakers e esperanças e medos, vimos os 5 princípios para o sucesso da cocriação :
- Inspire a participação
- Selecione bons participantes
- Conecte mentalidades criativas
- Compartilhe os resultados
- Mantenha desenvolvimento contínuo
Perfil do facilitador
O facilitador deve motivar, mediar, coordenar e integrar com os colaboradores do workshop. Além disso, ele deve saber gerir crises, ser amigável, neutro, instigador, saber escutar e ser flexível.
O que um facilitador não é/não faz:
- Não é envolvido na tarefa ou assunto tratado
- Não é uma pessoa de comunicados
- Não está livre para emitir sua própria opinião no assunto
- Não tem poder de decisão sobre o grupo
- Não influencia nas decisões a serem tomadas
- Não julga
- Não é um professor ou palestrante
- Não é necessariamente um expert no assunto
- Não é o centro da atenções
O facilitador faz parte do grupo e está na dinâmica tanto quanto os outros participantes; ele é como um guia da viagem. O facilitador deve saber lidar com crises, pessoas querendo falar mais que outras ou que levem o workshop para outro objetivo. Existem estratégias para evitar isso como, por exemplo, a técnica dos 6 chapéus do pensamento de Bono.
Como organizar e planejar um workshop
No segundo dia, vimos sobre como organizar e planejar um workshop. Também vimos ferramentas que podemos utilizar no processo de facilitação e, a todo momento, Gisele dava dicas de como usar o Miro com esse intuito.
Estrutura para workshop
Para estruturar um workshop, utilizamos:
- Fundamentos do Design Thinking
- As técnicas do Design Sprint
- As ferramentas do Design de serviços
O fundamento do Design Thinking normalmente utilizado é o centrado no usuário (empatia).
Fizemos uma prática no Miro utilizando todos eles, simulando a organização de um workshop real. Organizamos as ferramentas que seriam utilizadas em cada momento nos formatos diferentes de workflow, design sprint e design thinking, com as ferramentas de design de serviços.
Design Sprint
Design de Serviços
Workflows de planejamento
Dica: o Miro tem os templates prontos para alguns processos de workshop.
Além da documentação de planejamento, é importante fazer um relatório para documentar tudo que aconteceu durante o workshop. Por isso, é válido tirar fotos (quando presencialmente), gravar as telas do grupo interagindo no Miro, ou fazendo prints das telas.
O importante é ter um relatório com os resultados obtidos para seguir no processo de desenvolvimento da inovação. Outra dica bem legal da Gisele é criar lembranças para os participantes guardarem, com carinho, a experiência do workshop.
Para conhecer mais sobre o tema e colocar a mão na massa em uma formação prática, faça o Bootcamp Facilitação de Workshops de Cocriação com a Gisele Raulik (Cofundadora da DUCO Design Intelligence).