fbpx

Nós somos a How.
E somos para você.

Quem somos



A How Bootcamps é uma escola de cursos livres focada na construção de habilidades essenciais para o futuro do trabalho na economia digital exponencial. Oferecemos cursos e trilhas (sequência de cursos) nas áreas de Empreendedorismo e Inovação, Gestão e Liderança, Produtos Digitais, Design, Tecnologia, Cultura Startup e Soft Skills, em programas intensivos, de curta duração, imersivos e práticos - um aprendizado completamente hands-on. Atuamos em nossos câmpus nas cidades de Curitiba, Florianópolis e São Paulo, além de oferecermos programas popup em outras cidades como Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Também desenvolvemos e aplicamos programas in company, de acordo com as habilidades de futuro que sua empresa demanda dos colaboradores.

O que são bootcamps?



São formações educacionais imersivas, de curta duração e práticas - um aprendizado completamente hands-on, que ensina as habilidades essenciais que os empregadores procuram. Os bootcamps permitem que os alunos se concentrem nos aspectos mais importantes da temática e apliquem imediatamente suas novas habilidades para resolver problemas do mundo real. Os bootcamps da How são projetados em conjunto com heads, startups e educadores experientes, em torno de dois principais pilares: velocidade e aprendizagem de alto impacto.

Logomarca Skills, not Degrees

Nossa missão resume-se em “skills, not degrees” (habilidades, não certificados), pois o futuro do trabalho (e consequentemente da educação) está naquilo que você pode aprender, fazer e ser, e não nos diplomas que lotam suas gavetas. Mais do que informar, a lógica é desenformar.

A velha educação continuada está morta.

Essa é uma maneira agressiva de apresentar uma escola. Mas é verdade: a educação hierárquica em que o professor é o centro do conhecimento e os alunos apenas ouvintes não funciona mais. À medida que as escolas lutam para “tornar-se digitais” e adaptar sua estrutura existente a um mundo que não tem mais tempo para esperar e esperar que acertem, nós perguntamos: “Por que a construção de habilidades essenciais para um mundo exponencial deveria levar um ou dois anos inteiros, quando poderia levar 2 meses ou apenas um final de semana?"

Velocidade e aprendizagem de alto impacto

Os programas da How são desenhados em sprints de 12h. A abordagem rápida e ágil ao design de produto (chamada Design Sprints) já se mostrou a maneira correta de aproveitar ao máximo os recursos disponíveis, seja tempo, orçamento ou equipe para resolução de problemas complexos. As empresas precisam mover-se rapidamente, criar novos produtos, aprender rapidamente com o mercado e interagir. Não pode ser diferente com a educação. A construção de habilidades essenciais para o futuro digital não pode demorar meses ou anos. Ela precisa ser compacta. Precisa ser agora.

Facilitadores

Anderson Gomes (Youse)


Head of Design na Youse

Ativo 2

Anderson Gomes é Head de Design na insurtech Youse e irá compartilhar sua experiência com liderança de times de design. Apaixonado por métodos de design, graduou-se duas vezes na área (Design Gráfico e Artes Gráficas) e cursou três pós-graduações (Design de Interação, Design Centrado no Usuário e Gestão de Liderança). Foi pesquisador do Instituto Faber Ludens e liderou a guilda de design da fintech ContaAzul, onde desenvolveu técnicas de coaching, avaliação e escalabilidade de times em startups. Mentor de mais de 10 startup weekends, acredita no poder da imersão no contexto dos usuários para modelagem de negócios disruptivos.

André Boaventura (EBANX)


Sócio e Diretor de Marketing Ebanx

Ativo 2

É sócio e diretor de marketing do EBANX, startup de pagamentos internacionais com mais de 400 funcionários e candidata a ser um dos próximos unicórnios (startup que vale mais de 1 bilhão de dólares) do Brasil. André já transitou no mundo corporativo por muitos anos antes de se apaixonar pelo jeito de trabalhar das startups. Acredita pouco em frases de efeito, mas é obrigado a concordar com “a cultura engole a estratégia no café da manhã”. Os alunos terão papos com diversos convidados especiais, todos profissionais líderes de startups que estão fazendo a diferença.

Alexandre Spengler (Nubank)


Lead Product Manager

Ativo 2

Alexandre Spengler é atualmente Product Manager no Nubank e, anteriormente, foi Group Product Manager na Resultados Digitais. Formado em Sistemas de Informação pela UFSC, atua a mais de 13 anos na área de tecnologia. Nesse período, além de trabalhar com o Desenvolvimento e Gestão de Produtos, empreendeu e ajudou mais de 10 startups a criarem e lançarem seus produtos no mercado. Foi mentor de programas como o Startup Weekend e Social Good Brasil, além de palestrar e facilitar cursos de Empreendedorismo e Gestão de Produtos.

Beryk Salab (EBANX)


HRBP | Business Partner | Talent Acquisition | Employer Branding

Ativo 2

Beryk Salab tem vivência em recrutamento e seleção de executivos, recrutamento internacional, employer branding e em ambientes de alta performance. Formada em Zootecnia, com mestrado em Nutrição Animal, teve uma mudança drástica de carreira e a felicidade de encontrar seu propósito: transformar o mundo através das pessoas. Dividirá no RH Ágil a sua experiência em cenários de crescimento acelerado.

Bruno Rodrigues (Be.Next)


Gestão de Conteúdo | Conversation UX Design | Marketing Digital | User Experience

Ativo 2

Em 2018 ministrou os primeiros cursos sobre UX Writing no Brasil. No final do ano o curso foi considerado um dos três melhores do mundo pelo site especializado “UX Writing Hub”. Especialista em Marketing Digital e Estratégia para Gestão Conteúdo (UX Writing, Webwriting e Arquitetura da Informação), liderança de equipes multidisciplinares e consultoria para grandes empresas. Lead de Conversation UX Design para chatbots via texto e voz (Google Assistant) da Be.Next, Google Expert Partner no Brasil com clientes como Colgate Kids e Skol Hops. Professor de UX Metrics na How Bootcamps em parceria com a Mergo UX.

Flávio Rizzo (EBANX)


Commercial Operations Coordinator

Ativo 2

Engenheiro Civil pela UFPR, começou sua carreira de vendas no mercado de varejo como Trainee e especialista de Inteligência Comercial na BRMALLS. Hoje é especialista em BI e BPM, possui certificação Greenbelt Lean Six Sigma e lidera o time de Commercial Operations na Fintech brasileira EBANX.

Gabriel Adamante (Traktor)


Growth & Technical Marketing | Cofundador @ Traktor

Ativo 2

Growth & Technical Marketing | Cofundador @ Traktor. Uno experiência da parte criativa e estratégica do marketing (Funis, Copywriting, Design e CRO, Conteúdo) com execução técnica (desenvolvimento em Python e JavaScript, SEO, Mídia Paga de Performance) para entregar tração para startups.

Gisele Raulik (Duco)


Cofundadora da DUCO Design Intelligence

Ativo 2

Gisele Raulik Murphy é doutora em Políticas Públicas de Design pela Universidade do País de Gales e mestre em Estratégias de Inovação pela Brunel University (Inglaterra). Cofundadora da DUCO Design Intelligence, realiza projetos com foco em pesquisa, gestão e estratégias nas áreas de design e inovação para empresas e governos. Tem experiência de 20 anos de docência e facilitação de workshops. É apaixonada pelo potencial do trabalho colaborativo e por técnicas que levam grupos a cocriar soluções inovadoras, principalmente em contextos de problemas complexos, como políticas públicas ou cultura de inovação em empresas. Atualmente coordena a rede global Chevening Innovators In Government, com fundos da Foreign and Commonwealth Office (FCO).

Gisele Ueno (Hi-LAW)


Legal Innovation | Director at Hi-LAW Consult

Ativo 2

CEO da Hi-LAW Consultoria e Gestão de Tecnologia e Inovação. Advogada especialista em Direito Empresarial, Contratos e Licitações. Membro da Comissão de Inovação e Gestão da OAB/PR. Fundadora do Capítulo curitibano do Legal Hackers. Mentora no Women in Law Mentoring e Open Innovation Brazil.

Huxley Dias (Loggi)


Growth Marketing Coordinator - Data

Ativo 2

é designer especialista em web analytics, consultor de digital analytics na Punk Metrics, mentor do FEA Social e ACE no programa Google LaunchPad, co-organizador do Meetup Produto SP, professor de UX Metrics na How Bootcamps em parceria com a Mergo UX.

João Victor Santos (Banco Next)


Gestão de DesignOps

Ativo 2

Entusiasta de user experience, metodologias ágeis com foco em melhoria de processos, gestão de produtos e liderança. Hoje atua como Design Operations no Banco Next. Em sua última experiência atuou como líder de design na SoftExpert, sendo responsável inicialmente pelo Design System e a integração com o time de engenharia e posteriormente pela gestão do time de UX.

Karla Cruz (99)


UX Strategist and User Researcher

Ativo 2

UX Designer 99, especialista em Design de Interação pelo Instituto Faber-Ludens e MBA em Gestão de Negócios pela FGV. Trabalha há mais de 10 anos com estratégia de produtos digitais, pesquisa com usuário, design de serviços e design thinking para marcas como Samsung, Volvo, Bradesco Seguros, Boticário, Renault, LG, Mondelēz, Oi e Walmart.

Leonardo Jianoti (Curitiba Angels)


CEO na CWB Capital & Investidor Anjo na Curitiba Angels

Ativo 2

Economista, investidor-anjo e conselheiro de empresas.

Mylena Gama (Bcredi)


Content & Branding Manager na Bcredi

Ativo 2

Mylena Gama é jornalista com especialização em administração. Atualmente é Gerente de Branding & Conteúdo na Bcredi. Antes atuou no EBANX onde era coordenadora de dois produtos de conteúdo B2B e B2C, LABS e The Shoppers respectivamente. Mesmo com experiência nas mais diversas frentes do marketing digital, é conteúdo que faz seu coração bater mais forte.

Nicholas Ghitti (Bcredi)


Business Development Manager - Bcredi

Ativo 2

É economista, com 6 anos de experiência em estruturar operações de Inside Sales e estratégias de canais para empresas de tecnologia, entre as quais Resultados Digitais, 99jobs, VTEX, EBANX e Bcredi. Traz na bagagem projetos de tecnologia SaaS para empresas como WEG, Rede Globo, Editora Abril e Todeschini.

Paulo Aguilera Filho (Banco PAN)


Design Ops & Accessibility

Ativo 2

Design Operations & Accessibility | Banco PAN - Especialista em Design centrado no usuário e evangelizador de práticas acessíveis, ele já trabalhou em agências e também com produtos digitais, onde atuou com operações de design com foco em design system em sua última e atual experiência: Conta Azul e Banco PAN. Tem 9 anos de experiência de mercado e já foi líder local na IxDA Joinville (Interaction Design Association). Desde 2016 estuda sobre o tema de acessibilidade e compartilha seu conhecimento em eventos de design e tecnologia.

Sérgio Schüler (Resultados Digitais)


Gerente de Produto Sênior na Resultados Digitais

Ativo 2

Gerente de Produto Sênior na Resultados Digitais. Experiência em produtos SaaS B2B e conhecimento prático de desenvolvimento de software. Habilidade em gestão e desenvolvimento de produto, atividades de discovery, análise de dados e liderança. Formação em propaganda e marketing.

Vick Figueira (Glovo)


Human Resources | People Partner | Agile Enthusiast | Psychologist

Ativo 2

Vick Figueira é apaixonada por organizações e pelo desenvolvimento de pessoas, e entusiasta da cultura ágil com propósito. Formada em Psicologia e com mais de 8 anos de experiência em RH, teve oportunidade de entrar em contato com os diversos pilares do RH em diversas culturas diferentes, desde multinacionais a startups. Hoje como Gerente de Pessoas da bringIT, tem o desafio de implementar o RH estratégico com foco em agilidade e inovação e trazendo as melhores e mais novas práticas de mercado.

Wilson Lima (Youse)


Head of HR at Youse Seguros

Ativo 2

Wilson Lima, Diretor de RH da Youse. Formado em administração de empresas pela UNIB, Pós Graduado em Gestão de Pessoas pelo Mackenzie, atua em RH faz 18 anos, com passagens por diversos sub-sistemas da área com grande vivência em projetos de desenvolvimento organizacional, trabalhou na MetLife, UNINOVE , Dafiti, entre outras, e nos últimos anos vem especializando-se no desenvolvimento de ações de RH dentro de ambientes de tecnologia.

Will Sertório (HandMade UX)


Business Design Lead

Ativo 2

É meio designer, meio produteiro. Atuou como gerente de produto em duas startups (Hubify e AIDAX, ambas adquiridas) e consultor de design (Neue Labs) para empresas como Hospital Albert Einstein e Lego Education. Hoje é Business Design Lead na Handmade, liderando os times responsáveis por criar novas experiências para empresas como Resultados Digitais, Santander, Vivara, Banco Fibra, Lopes e Porto Seguro.

Skills, not degrees

Nossa missão resume-se em “skills, not degrees” (habilidades, não certificados), pois o futuro do trabalho (e consequentemente da educação) está naquilo que você pode aprender, fazer e ser, e não nos diplomas que lotam suas gavetas. Mais do que informar, a lógica é desenformar.

Metodologia

A metodologia da How é própria, criada por educadores experientes em conjunto com heads das principais startups brasileiras, construída programa a programa. Nos encontros, o aprendizado é hands-on, com propostas práticas, o que contribui para que você crie um portfólio no decorrer do programa. No modelo learn by doing, você é o centro das atividades e aprenderá com a troca de experiências e com a experimentação.

Education, work & life

Trabalhamos com a visão de equilíbrio entre “educação, trabalho e vida”. Experimentar a vida é o melhor jeito de aprender e de trabalhar, até porque ser livres e felizes é a nossa e a sua jornada. Acreditamos em pessoas que exercem o protagonismo de suas vidas – aqueles que modificam o presente para construir um mundo melhor.

Comunidade

Tradicionalmente, a indústria e a educação habitam mundos distintos, sem conexão e em velocidades diferentes. A How rompe a barreira entre esses universos realizando parcerias com as principais startups e, colocando lado a lado, founders, heads, alunos motivados e grandes empresas que buscam uma transformação digital. Essa é a comunidade How Bootcamps.

Diversidade

O maior aprendizado sempre acontece na construção coletiva. Quando pessoas com diferentes origens, experiências e perspectivas se encontram e trabalham juntas, tanto mais rico é o resultado e o aprendizado desse encontro. E isso vale tanto para o ambiente de trabalho como para a educação e para a vida. Por isso, a How não apenas é aberta à diversidade como, especialmente, faz de tudo para promovê-la intensamente e em todos os seus aspectos. É uma questão de liberdade, de crescimento coletivo e do maior aprendizado possível. Pessoas diferentes encontram soluções diferentes, e a soma disso só pode trazer o melhor resultado possível.

Logomarca How com Pessoas

How Bootcampos
by How Education

A How Education é um hub independente de inovação em educação, dentro do qual se concentram iniciativas em quatro frentes: ensino compacto e relevante (escola How Bootcamps), consultoria educacional disruptiva para empresas e instituições estabelecidas (Innovation Projects), movimento de conversa e discussão sobre o futuro (eventos How Insights) e mentoria e investimento-anjo em projetos educacionais inovadores (How for Startups). Em todas as frentes, o objetivo é criar métodos, iniciativas e projetos que tragam o futuro da educação para o presente, conectando a realidade às novas oportunidades.

Parceiros