fbpx

Nós somos a How.
E somos para você.

Quem somos



Bootcamps imersivos, práticos e de curta duração em UX Design, Dados, Product Management e Customer Success para a nova economia, com facilitadores das principais startups do mundo.

O que são bootcamps?



São formações educacionais imersivas, de curta duração e práticas - um aprendizado completamente hands-on, que ensina as habilidades essenciais que os empregadores procuram. Os bootcamps permitem que os alunos se concentrem nos aspectos mais importantes da temática e apliquem imediatamente suas novas habilidades para resolver problemas do mundo real. Os bootcamps da How são projetados em conjunto com heads, startups e educadores experientes, em torno de dois principais pilares: velocidade e aprendizagem de alto impacto.

Logomarca Skills, not Degrees

Nossa missão resume-se em “skills, not degrees” (habilidades, não certificados), pois o futuro do trabalho (e consequentemente da educação) está naquilo que você pode aprender, fazer e ser, e não nos diplomas que lotam suas gavetas. Mais do que informar, a lógica é desenformar.

A velha educação continuada está morta.

Essa é uma maneira agressiva de apresentar uma escola. Mas é verdade: a educação hierárquica em que o professor é o centro do conhecimento e os alunos apenas ouvintes não funciona mais. À medida que as escolas lutam para “tornar-se digitais” e adaptar sua estrutura existente a um mundo que não tem mais tempo para esperar e esperar que acertem, nós perguntamos: “Por que a construção de habilidades essenciais para um mundo exponencial deveria levar um ou dois anos inteiros, quando poderia levar 2 meses ou apenas um final de semana?"

Velocidade e aprendizagem de alto impacto

Os programas da How são desenhados em sprints de 8h, 12h e 36h. A abordagem rápida e ágil ao design de produto (chamada Design Sprints) já se mostrou a maneira correta de aproveitar ao máximo os recursos disponíveis, seja tempo, orçamento ou equipe para resolução de problemas complexos. As empresas precisam mover-se rapidamente, criar novos produtos, aprender rapidamente com o mercado e interagir. Não pode ser diferente com a educação. A construção de habilidades essenciais para o futuro digital não pode demorar meses ou anos. Ela precisa ser compacta. Precisa ser agora.

Facilitadores

Adriane Quintas (Olist)


Design, UX Leadership na Olist

Ativo 2

Background em análise de sistemas, especialista em Design Centrado no Usuário pela Universidade Positivo, atua como Coordenadora de Design de Produto no Olist, cultivando a orientação ao design e centrado nas pessoas. Também atua como local leader da associação IxDA e participa da organização de eventos de service design em Curitiba, como a Global Service Jam, fomentando localmente assuntos sobre design e inovação.

Anderson Gomes (Hotmart)


Head of Design na Hotmart

Ativo 2

Anderson Gomes é Head de Design na Hotmart e irá compartilhar sua experiência com liderança de times de design. Apaixonado por métodos de design, graduou-se duas vezes na área (Design Gráfico e Artes Gráficas) e cursou três pós-graduações (Design de Interação, Design Centrado no Usuário e Gestão de Liderança). Foi pesquisador do Instituto Faber Ludens e liderou a guilda de design da fintech ContaAzul, onde desenvolveu técnicas de coaching, avaliação e escalabilidade de times em startups. Mentor de mais de 10 startup weekends, acredita no poder da imersão no contexto dos usuários para modelagem de negócios disruptivos.

André Boaventura (EBANX)


Sócio e Diretor de Marketing Ebanx

Ativo 2

É sócio e diretor de marketing do EBANX, startup de pagamentos internacionais com mais de 400 funcionários e candidata a ser um dos próximos unicórnios (startup que vale mais de 1 bilhão de dólares) do Brasil. André já transitou no mundo corporativo por muitos anos antes de se apaixonar pelo jeito de trabalhar das startups. Acredita pouco em frases de efeito, mas é obrigado a concordar com “a cultura engole a estratégia no café da manhã”. Os alunos terão papos com diversos convidados especiais, todos profissionais líderes de startups que estão fazendo a diferença.

André Sionek (Gousto)


Data Engineer at Gousto

Ativo 2

É Engenheiro de Dados e trabalha na Gousto, em Londres. Começou a carreira fundando a Polyteck, uma revista de ciência e tecnologia para universitários. Pulou pro mundo de data e analytics quando fez um estágio no departamento de analytics/cobranças do HSBC Bank Brasil. Atuou com modelagem de crédito para o Boticário antes de trabalhar para startups como Olist e EmCasa. Aprendeu Python e Machine Learning sozinho e sempre gostou de visualizações de dados. Escreve sobre ciência de dados em seu blog e compete no Kaggle de tempos em tempos.

Andressa Siegel (Olist)


Product Designer na Olist

Ativo 2

Product Designer no Olist, é formada em Design Gráfico e especialista em Design Centrado no Usuário pela Universidade Positivo. Curitibana apaixonada por design, adquiriu experiência na área de tecnologia trabalhando em startups, consultoria e agência digital. Acredita no potencial de times multidisciplinares em gerar impactos positivos na sociedade através de produtos e serviços bem planejados.

Barbara Borges (MATILHA)


Head de Service Design no MATILHA

Ativo 2

Formada em Design Gráfico, e Pós-Graduada em Design Centrado no Usuário (Design de Serviço) pela Universidade Positivo. Já trabalhou como Service Designer e Research Designer no Núcleo de Design da UFPR, Antropolodia e Duco. Hoje atua como Service Designer no Matilha Estúdio. Faz parte da organização da Service Jam Curitiba, além de participar como facilitadora e mentora em diversos eventos voltados para Design e Inovação.

Bruno Rodrigues


Gestão de Conteúdo | Conversation UX Design | Marketing Digital | User Experience

Ativo 2

Em 2018 ministrou os primeiros cursos sobre UX Writing no Brasil. No final do ano o curso foi considerado um dos três melhores do mundo pelo site especializado “UX Writing Hub”. Especialista em Marketing Digital e Estratégia para Gestão Conteúdo (UX Writing, Webwriting e Arquitetura da Informação), liderança de equipes multidisciplinares e consultoria para grandes empresas. Lead de Conversation UX Design para chatbots via texto e voz (Google Assistant) da Be.Next, Google Expert Partner no Brasil com clientes como Colgate Kids e Skol Hops. Professor de UX Metrics na How Bootcamps em parceria com a Mergo UX.

Gabriel Adamante (Traktor)


Growth & Technical Marketing | Cofundador @ Traktor

Ativo 2

Growth & Technical Marketing | Cofundador @ Traktor. Uno experiência da parte criativa e estratégica do marketing (Funis, Copywriting, Design e CRO, Conteúdo) com execução técnica (desenvolvimento em Python e JavaScript, SEO, Mídia Paga de Performance) para entregar tração para startups.

Gisele Raulik (Duco)


Cofundadora da DUCO Design Intelligence

Ativo 2

Gisele Raulik Murphy é doutora em Políticas Públicas de Design pela Universidade do País de Gales e mestre em Estratégias de Inovação pela Brunel University (Inglaterra). Cofundadora da DUCO Design Intelligence, realiza projetos com foco em pesquisa, gestão e estratégias nas áreas de design e inovação para empresas e governos. Tem experiência de 20 anos de docência e facilitação de workshops. É apaixonada pelo potencial do trabalho colaborativo e por técnicas que levam grupos a cocriar soluções inovadoras, principalmente em contextos de problemas complexos, como políticas públicas ou cultura de inovação em empresas. Atualmente coordena a rede global Chevening Innovators In Government, com fundos da Foreign and Commonwealth Office (FCO).

João Victor Santos (DesignOps Lab)


Design Management | Design Operations | Design Strategy

Ativo 2

Entusiasta de user experience e metodologias ágeis. Com foco em melhoria de processos, gestão de produtos e liderança em design hoje o foco de seu trabalho está na cultura de DesignOps. Atualmente atua como consultor e é responsável pela marca DesignOps Lab. Em sua última experiência estava responsável pela área de Design Operations no Banco Next. E Anteriormente atuou como líder de design na SoftExpert, sendo responsável inicialmente pelo Design System e a integração com o time de engenharia e posteriormente pela gestão do time de UX.

Karla Cruz (99)


UX Strategist and User Researcher

Ativo 2

UX Designer 99, especialista em Design de Interação pelo Instituto Faber-Ludens e MBA em Gestão de Negócios pela FGV. Trabalha há mais de 10 anos com estratégia de produtos digitais, pesquisa com usuário, design de serviços e design thinking para marcas como Samsung, Volvo, Bradesco Seguros, Boticário, Renault, LG, Mondelēz, Oi e Walmart.

Layla Codogno (Olist)


Product UX Designer

Ativo 2

Graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UFPR, pós-graduada em Programação Neurolinguística. Atualmente é Product UX Designer no Olist.

Paulo Aguilera Filho (Banco Carrefour)


Design Ops & Accessibility

Ativo 2

Design Operations & Accessibility | Banco PAN - Especialista em Design centrado no usuário e evangelizador de práticas acessíveis, ele já trabalhou em agências e também com produtos digitais, onde atuou com operações de design com foco em design system em sua última e atual experiência: Conta Azul e Banco PAN. Tem 9 anos de experiência de mercado e já foi líder local na IxDA Joinville (Interaction Design Association). Desde 2016 estuda sobre o tema de acessibilidade e compartilha seu conhecimento em eventos de design e tecnologia.

Thiago Romariz (EBANX)


Head of Content & PR

Ativo 2

Head of Content & PR at EBANX. Conteúdo, audiência e criação. Experiência e estudo de comportamento do público. EBANX, Omelete, The Enemy, CCXP, GameXP, ESPN Brasil, Fundação Oswaldo Cruz, RP1 Comunicação, Capitare, Correio Braziliense, RedeTV.

Valéria Romano (Ifood)


Senior Product Designer

Ativo 2

Valéria Romano, manauara e apaixonada por soluções com propósito, tem 8 anos de atuação na área de Design em experiências digitais. Sua jornada de carreira passa pela Universidade do Porto, Apple Academy, aplicativos para pessoas com deficiências intelectuais, empreendedorismo social, e, no período de trabalho na Take, UX conversacional. Atualmente é Sênior Product Design no iFood, e host no podcast UASK (no Spotify).

Vick Figueira (Glovo)


Human Resources | People Partner | Agile Enthusiast | Psychologist

Ativo 2

Vick Figueira é apaixonada por organizações e pelo desenvolvimento de pessoas, e entusiasta da cultura ágil com propósito. Formada em Psicologia e com mais de 8 anos de experiência em RH, teve oportunidade de entrar em contato com os diversos pilares do RH em diversas culturas diferentes, desde multinacionais a startups. Hoje como Gerente de Pessoas da bringIT, tem o desafio de implementar o RH estratégico com foco em agilidade e inovação e trazendo as melhores e mais novas práticas de mercado.

Viviane Tavares (Gonddo)


Senior Product Designer

Ativo 2

Formada em Comunicação Social, comecei minha carreira no mundo da tecnologia através do Marketing Digital há mais de 5 anos. Alguns anos depois, me apaixonei pelo Design e encontrei um caminho para fazer a diferença. Já ajudei diversas empresas nas áreas de educação, saúde e mobilidade urbana, desenhando produtos digitais, serviços e experiências e hoje, após atuar como Senior Product Designer na Youse Seguros, trabalho na Gonddo. Nas horas vagas, gosto de ajudar pessoas que assim como eu querem encontrar um propósito maior no que fazem.

Will Sertório (HandMade UX)


Business Design Lead

Ativo 2

É meio designer, meio produteiro. Atuou como gerente de produto em duas startups (Hubify e AIDAX, ambas adquiridas) e consultor de design (Neue Labs) para empresas como Hospital Albert Einstein e Lego Education. Hoje é Business Design Lead na Handmade, liderando os times responsáveis por criar novas experiências para empresas como Resultados Digitais, Santander, Vivara, Banco Fibra, Lopes e Porto Seguro.

Yasmin Conolly Carolino (ClickBus)


Coordenadora de produtos

Ativo 2

Coordenadora de produtos na ClickBus, é formada em Marketing com MBA em Ciências do Consumo pela ESPM, além de pós graduada pela University of California Berkeley. Profissional com foco no cliente e apaixonada por inovação, adquiriu experiência em grandes players do mercado de telecomunicações e em transportes, em áreas como Transformação Digital, Insights e Produtos. Utiliza a tríade - cliente, negócios e tecnologia - para criar soluções de valor.

Skills, not degrees

Nossa missão resume-se em “skills, not degrees” (habilidades, não certificados), pois o futuro do trabalho (e consequentemente da educação) está naquilo que você pode aprender, fazer e ser, e não nos diplomas que lotam suas gavetas. Mais do que informar, a lógica é desenformar.

Metodologia

A metodologia da HOW é própria, criada por educadores experientes em conjunto com heads das principais startups do Brasil. Nos encontros, o aprendizado é hands-on, com propostas práticas.

Comunidade

Tradicionalmente, a indústria e a educação habitam mundos distintos, sem conexão e em velocidades diferentes. A How rompe a barreira entre esses universos realizando parcerias com as principais startups e, colocando lado a lado, founders, heads, alunos motivados e grandes empresas que buscam uma transformação digital. Essa é a comunidade How Bootcamps.

Diversidade

O maior aprendizado sempre acontece na construção coletiva. Quando pessoas com diferentes origens, experiências e perspectivas se encontram e trabalham juntas, tanto mais rico é o resultado e o aprendizado desse encontro. E isso vale tanto para o ambiente de trabalho como para a educação e para a vida. Por isso, a How não apenas é aberta à diversidade como, especialmente, faz de tudo para promovê-la intensamente e em todos os seus aspectos. É uma questão de liberdade, de crescimento coletivo e do maior aprendizado possível. Pessoas diferentes encontram soluções diferentes, e a soma disso só pode trazer o melhor resultado possível.

Logomarca How com Pessoas

How Bootcampos
by How Education

Bootcamps imersivos, práticos e de curta duração em UX Design, Dados, Product Management e Customer Success para a nova economia, com facilitadores das principais startups do mundo.

Parceiros