Introdução e boas práticas em UX Design | How Bootcamps

Introdução e boas práticas em UX Design

Nesse artigo, apresentamos informações para pessoas que querem iniciar ou migrar para UX Design!

Você sabe como funciona a introdução e boas práticas em UX Design? O UX Design é responsável por facilitar a maneira como o usuário interage com um serviço ou produto. O intuito é identificar como otimizar os processos e, consequentemente, melhorar a experiência do consumidor.

Estamos falando de uma área multidisciplinar que tem como objetivo criar e aprimorar elementos que compõem uma experiência de uso. Assim, é possível criar experiências que sejam funcionais, confiáveis, usáveis e prazerosas, alinhando todas as necessidades e expectativas de usuários e empresas.

A necessidade de contratar profissionais dessa área tem aumentado muito nas empresas. Sendo assim, essa é uma ótima oportunidade para você oferecer seus serviços e aumentar a sua renda.

Continue a leitura deste artigo até o final e saiba como esse mercado funciona e o que você deve fazer para iniciar na área de UX Design!

Como é o mercado de UX Design?

O UX Designer é uma das profissões mais procuradas no mercado de trabalho, uma vez que possibilita uma tomada de decisão estratégica, a qual é baseada em dados de quem consome os produtos ou serviços.

De acordo com uma pesquisa divulgada no LinkedIn, o UX Design é uma das habilidades mais requisitadas nos dias atuais e para as próximas décadas, uma vez que esse profissional auxilia as empresas na sua luta diária por presença online, visibilidade e otimizar a fidelização de seus clientes.

Além disso, vale destacar que negócios que estão antenados às tendências do mercado desejam investir muito no design centrado no usuário. Portanto, muitas oportunidades estão disponíveis para profissionais da área.

Ou seja, o UX Designer pode atuar em diferentes áreas, tais como:

Para você ter uma base, de acordo com uma pesquisa da NN/g, de 2018 para 2019, a demanda por profissionais de UX Design aumentou em 69%, isso mostra o quanto as empresas estão dispostas em captar talentos nessa área.

Como iniciar ou migrar para a área de UX design?

Iniciar ou migrar de carreira não é uma tarefa simples. De início, é muito comum você se sentir “sem rumo”, entenda que isso é perfeitamente normal. Afinal, ainda há muitas possibilidades no mercado atual.

No entanto, se você deseja ingressar na área de UX Design, é importante seguir as dicas abaixo:

Vale destacar que, para entrar na área, a leitura de livros sobre o assunto e realização de cursos são indispensáveis para aumentar o seu conhecimento e, assim, torná-lo um profissional melhor.

Entre os principais livros que você pode adquirir podemos citar:

Quais as boas práticas de UX Design?

Entender as boas práticas de UX Design ajudará você a ter mais insights nas reuniões com o time de criação e dar respostas mais eficientes durante a fase de implantação de um projeto. Conheça agora principais delas:

Quais as ferramentas mais úteis na introdução e boas práticas em UX Design?

Algumas ferramentas facilitarão a sua vida de UX Designer. Conheça as mais utilizadas:

Quais os métodos e técnicas utilizados?

Entre os principais métodos utilizados no UX Design, você precisa conhecer o Double Diamond. Isso porque ele fornece um mapa que mostra como a equipe pode agir para criar produtos, processos e até mesmo solucionar eventuais problemas que podem surgir ao longo do caminho. Esse método está presente em quatro etapas:

Agora que você já se informou sobre a introdução e boas práticas em UX Design, é hora de tomar a sua decisão e entrar nesse mercado que, apesar de competitivo, oferece diversas oportunidades para os profissionais da área.

Para iniciar ou migrar para UX Design, faça o Bootcamp UX Design, um sprint de 10 semanas para pessoas que querem trabalhar como profissonais de UX ou Product Design. No bootcamp você irá construir projetos práticos e criar o seu portfólio com mentores exclusivos das principais startups do Brasil. Saiba mais.

Voltar para blog