Bootcamp Acessibilidade Digital

Bootcamp Acessibilidade Digital

Torne seus produtos acessíveis para mais pessoas usuárias e incentive uma cultura de Acessibilidade.

Aprenda como utilizar documentações, ferramentas e boas práticas de Acessibilidade para propor e aplicar melhorias no seu produto e promover iniciativas na empresa. Tudo isso através da experiência de pessoas que possuem essas dores e necessidades.

Sobre o Bootcamp

Programação

Durante 07 semanas, de 13/09 a 25/10.
Terças-feiras, das 19h30 às 22h00.

O que você vai aprender

Serão 6 módulos passando por todos os conceitos importantes de Acessibilidade.

Certificado How

Através de atividades práticas, checkpoints e estudos de caso para seu portfólio.

Para quem é

Pessoas que buscam fomentar o olhar de mais cuidado com inclusão dentro da empresa.

Gravado + ao vivo

Muito conteúdo gravado + 18h ao vivo disponíveis para assistir por 12 meses após o último encontro.

Suporte e Networking

Contato direto com pessoas facilitadoras, mentorias com pessoas diversas e um time de experiência.

O que nossos alunos e alunas dizem da How

Como estamos transformando carreiras através dos nossos bootcamps

O conteúdo do Bootcamp Acessibilidade Digital da How Bootcamps foi riquíssimo, com muito conteúdo teórico, referências e exercícios práticos para aplicar aquilo que estávamos aprendendo. Na minha opinião, para quem quer mergulhar nos estudos de Acessibilidade, esse curso é definitivamente começar com o pé direito.

Olivier Viteli

UX Designer, Take Blip

Neste final de semana eu tive o prazer de participar do Bootcamp Acessibilidade digital pela How, foi simplesmente incrível. Muitos aprendizados e trocas com os colegas.

Kênia Oliveira Andrade

Senior UX Designer, Banco Carrefour

O bootcamp foi maravilhoso e eu só tenho que agradecer a todas as pessoas envolvidas! Este momento foi ímpar e de agora em diante pensarei muito mais sobre Acessibilidade nos meus trabalhos.

Ana Lima

Product Designer, Will Bank

How Bootcamps está de parabéns! A estrutura da plataforma e os profissionais que fazem parte do time são, com certeza, grandes inspirações para o crescimento da comunidade.

Aline Hessel dos Santos

Designer de Produto, Arcotech

Nossos alunos trabalham em empresas como

O que você vai aprender

Construção de repertório

Você vai aprender diversas documentações, plugins e tecnologias assistivas. Além disso, vai entender como aplicar tudo isso em interface e especificações de Acessibilidade.

Acessibilidade de ponta a ponta

Vamos entender como implementar Acessibilidade no dia a dia, na cultura da empresa, nos produtos, nos conteúdos, nas interfaces e no código por trás delas.

Diversidade e Inclusão

Desde o primeiro dia, você vai imergir no contato com pessoas diversas e entender seus desafios, suas diferentes formas de navegar e como incluir cada vez mais na sua comunicação e dia a dia.

Boas Práticas

Acessibilidade é um universo complexo, existem muitas coisas para implementar e executar, documentações a seguir… Mas aqui te daremos caminhos para utilizá-las da melhor forma.

Testagem

Vamos trazer diversas ferramentas para auxiliar você a reconhecer possíveis melhorias, mas mais do que isso, a testar de fato com pessoas que precisam de produtos mais acessíveis.

Argumentação e Prática

Vamos te entregar dados, referências e argumentos suficientes para dialogar a favor da Acessibilidade, promovendo diálogos e momentos de troca para conhecer outras realidades.

Invista em uma das áreas que mais crescem

Acessibilidade digital é uma oportunidade de incluir milhões de pessoas que possuem alguma necessidade específica (física, visual, auditiva ou intelectual) e oferecer uma experiência inclusiva à elas.

0 Milhões

de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil.

(Fonte: Agência IBGE: PNS 2019)

0 Milhões

de pessoas no Brasil são idosas, número que chegará a 57 milhões em 2042.

(IBGE, Projeção da População realizada em 2018)

0 %

dos brasileiros nunca usaram um computador.

(Fonte: TIC Domicílios 2020)

0 %

da população não terminou o ensino fundamental.

(Fonte: Pnad 2018)

0 %

dos sites brasileiros estão acessíveis.

(Fonte: Movimento Web para Todos)

0 Bilhões

de libras são perdidas por mês por empresas britânicas ao ignorar as necessidades das pessoas com deficiência.

(The Purple Pound)

Para quem é o Bootcamp

Pré-requisitos

O bootcamp passará um panorama sobre Acessibilidade e Inclusão, é para todas as pessoas que querem aprender sobre o tema. Entraremos em boas práticas de técnica de design, produto e desenvolvimento, então é interessante uma experiência com produtos digitais.

Uma mulher está sentada e digita em um notebook que está apoiado em seu colo. Ela possui cabelos curtos de cor castanho escuro e está sorrindo.

Como será a sua experiência

Encontros ao vivo

Engaje em dinâmicas e atividades práticas, tire suas dúvidas e interaja com o time de facilitação e a turma, participe de mentorias em grupo. Os encontros ficam gravados para visitar quando desejar.

Módulos gravados

Assista aos materiais gravados para expandir seu repertório de metodologias, ferramentas e referências. Veja novamente quantas vezes quiser, por até 6 meses após o fim do bootcamp.

Comunidade

Espaço para refinar suas atividades, entre em contato com o time de facilitação e colegas da área. Envie seu portfolio, peça feedbacks, crie networking e continue aprendendo. Acesso “infinito” a sua turma e turmas anteriores.

Uma mulher está sentanda com um notebook no seu colo. Ela olha para a tela e digita no dispositivo.

Time de facilitação

Conheça as pessoas de grandes startups e empresas do Brasil e do mundo que vão compartilhar seus conhecimentos, práticas e vivências com você.

Os facilitadores podem variar de edição para edição.

Accessibility Product Designer | Jüssi

Apaixonada por Acessibilidade em design, é especializada em criar soluções que visem a construção de uma realidade mais inclusiva, diversa e acessível. Vivencia os desafios de inclusão desde jovem, e encontrou em User Experience a oportunidade de levar produtos digitais para todas as pessoas.

Design Ops Manager | Banco Carrefour

É um amante da Acessibilidade, tem como objetivo facilitar a vida das pessoas focando em proporcionar a melhor experiência possível em serviços e produtos. Começou a trabalhar com design em 2010 e ao longo da sua carreira pode levar o tema de Acessibilidade para as empresas em que passou.

+ mentorias e pessoas convidadas

Que ajudarão você a desenvolver o seu projeto, tirar as suas dúvidas!

Acessibilidade Digital
Ana Gouvêa
Accessibility Program Manager | PicPay
Acessibilidade Digital
Janaina Borba
Product Design Especialista e Acessibilidade | Neon
Acessibilidade Digital
Paula Völker
UX Writer & Content Ops | Banco Carrefour
Acessibilidade Digital
Marília Suzart
Engenheira de Software | Monis - Fundadora | Accessibility 4DEVS
Acessibilidade Digital
Sandyara Peres
Accessibility Program Manager Lead | Picpay
Acessibilidade Digital
Bruno Pulis
Líder Técnico de Acessibilidade | NTT DATA

Módulos e cronograma

Módulo 1

Acessibilidade Digital e seu universo

Antes de tudo, vamos entender o contexto de Acessibilidade. Vamos diferenciar alguns termos como Design Universal, Acessibilidade Digital, Design Inclusivo, capacitismo versus Acessibilidade. Além disso, vamos nos aprofundar para conhecer os tipos de deficiência, o contexto no Brasil e no mundo, legislação e com isso, entender porquê e para quem é Acessibilidade.

Módulo 2

Tecnologias Assistivas e como navegar por elas

Dividindo em três categorias; auditivas, visuais e motoras, traremos uma noção geral das principais tecnologias assistivas que beneficiam pessoas com as mais diversas características. Por fim, vamos nos aprofundar na navegação via leitor de tela com a Ana Gouvêa, cujo conhecimento promove melhorias em interfaces que agregam para todos os tipos de navegação.

Módulo 3

Diretrizes e boas práticas de Acessibilidade

Esse é o módulo mais elaborado do bootcamp: vamos apresentar diretrizes governamentais e da Web para Acessibilidade, e também, algumas específicas de empresas e sistemas. Além disso, vamos mostrar como utilizá-las da melhor forma com boas práticas em alguns níveis: textuais, em mídias, visuais e específicas para pessoas neurodiversas.

Módulo 4

Testes, ferramentas e Especificação de Acessibilidade

Para poder escalar Acessibilidade em nossas empresas, é necessário trazer consistência para nossos produtos de ponta a ponta. Aqui traremos exemplos e boas práticas para construir um Design System acessível, além de trazer a Marília Suzart para compartilhar conceitos de Acessibilidade no desenvolvimento e no código.

Módulo 5

Boas práticas de código e Design System

Para garantir que nossos produtos e plataformas alcancem o maior número de pessoas, traremos alguns plugins e ferramentas que possibilitam testar as mais diversas características. Falaremos também de recrutamento, pois nenhum plugin substitui o teste com pessoas. Por fim, entenderemos com a Janaína Borba como fazer o handoff de Acessibilidade das nossas interfaces.

Módulo 6

Acessibilidade como cultura e estratégia

Por fim, um dos maiores desafios de Acessibilidade é como argumentar a favor de produtos acessíveis na empresa que você se encontra, criando uma cultura nos times de Design, Produto, Desenvolvimento e na liderança. Traremos boas práticas no dia a dia, referências a serem acompanhadas e por onde começar.

CRONOGRAMA

Encontros ao vivo

Além de todo o conteúdo gravado, você irá participar de 7 encontros ao vivo, para interação com o time de facilitação e trocas com a turma.
Os encontros ficam gravados para visitar quando desejar.

Módulo Gratuito

Bootcamp Acessibilidade Digital: Introdução ao Bootcamp

Com Janaina Moreira e Paulo Aguilera Filho

Certificado How

Garantia de 7 dias

6 meses de acesso

Suporte às dúvidas

Acesso vitalício à comunidade

Contato direto com Facilitadores

Invista na sua carreira

R$ 1658,00
R$ 829,00

Use o cupom CARREIRASNOTOPO

Parcele em até 10x de R$ 82,90 sem juros no cartão de crédito, ou à vista no Boleto e PIX.

Conheça a Política de matrícula, cancelamento e reembolso.

Ou financie o bootcamp

Financia ou parcele no boleto em até 24x através dos nossos parceiros de financiamento estudantil.

Para mais informações, fale com a gente.

Perguntas e respostas mais frequentes

São 07 semanas de duração com início no dia 13 de Setembro o e término no dia 25 de Outubro de 2022. O conteúdo gravado, templates e todo material criado no bootcamp ficarão disponíveis por mais 12 meses. Você poderá revisitar quantas vezes desejar.
Os encontros ao vivo acontecerão às terças-feiras, das 19h30 às 22h00, totalizando 22 horas de encontros ao vivo (que ficam gravados para assistir depois).

Pelo menos 5h semanais. Teremos um encontro ao vivo de 2h30 por semana, além de aproximadamente 1h30 de vídeos gravados e atividades a serem refinadas, para as quais estimamos 1h, mas quanto mais tempo você puder dedicar nessa parte, melhor!

O bootcamp conta com conteúdos gravados e encontros ao vivo que ficam gravados para rever por 6 meses.

Serão realizados na plataforma Zoom. Você receberá todas as instruções no seu e-mail.

Sim. A gravação dos encontros pode ser acessada por até 06 meses após o fim do bootcamp, e você terá acesso ao material utilizado pela pessoa facilitadora através da comunidade do bootcamp.

O Bootcamp Product Management é uma formação para quem busca iniciar na área ou para outros profissionais que se interessam pela criação, desenvolvimento e manutenção de produtos digitais. Não é necessário conhecimentos prévios!

Ao longo dos encontros ao vivo, teremos momentos de tira-dúvidas com o time de facilitação e mentoria. E você também pode tirar suas dúvidas o tempo todo nos canais da comunidade.

Sim. Todas as pessoas alunas que participam dos bootcamps da How tem direito ao certificado de conclusão. São pré-requisitos para o recebimento do certificado assistir ao conteúdo gravado e conclusão das entregas solicitadas no decorrer do bootcamp.

Teremos atividades em todos os encontros ao vivo, que acontecerão através de plataformas de cocriação (Miro, FigJam, ferramentas Google) e envolvem tanto atividades individuais quanto em grupo, utilizando dinâmicas no Zoom. É possível executar todas as atividades individualmente, porém momentos de mentoria e troca sempre serão em grupo.

O investimento no bootcamp é de R$ 1589,00 e pode ser parcelado em até 12x sem juros de R$ 132,42 no cartão.

Você poderá optar pagar o bootcamp de 4 formas:

– Boleto à vista
– Pix à vista
– Cartão de crédito: parcelamento em até 12 vezes sem juros
– Financiamento estudantil: financiamento no boleto com nossos parceiros Provi e Revelo. Para saber mais, fale com a gente.

Caso você tenha algum cupom de desconto, o valor final será alterado, mas as opções de pagamento permanecerá as mesmas.

A sua Nota Fiscal de Prestação de Serviços Eletrônica (NFS-e) é emitida automaticamente 8 dias após a confirmação do pagamento e é enviada para o e-mail informado na sua inscrição.
Importante: Caso a Nota Fiscal precise ser emitida em nome de terceiros (empresa ou outra pessoa), entre em contato através dos nossos canais de atendimento imediatamente após a inscrição.

Bootcamp Acessibilidade Digital

Encontro 01 – 13 de Setembro: Introdução ao Bootcamp
Encontro 02 – 20 de Setembro Melhorias para diferentes formas de navegação
Encontro 03 – 27 de Setembro: Diretrizes e Boas Práticas
Encontro 04 – 04 de Outubro: Conteúdo Acessível e Descrição de Imagem
Encontro 05 – 11 de Outubro: Testes e especificação
Encontro 06 – 18 de Outubro: Boas práticas de código e Design System
Encontro 07 – 25 de Outubro: Cultura de Acessibilidade
Logomarca da How Bootcamps