Logomarca da How Bootcamps
UX Design: como começar, quais áreas e salário de UX Designers?

UX Design: como começar, quais áreas e salário de UX Designers?

UX Design é uma das carreiras mais promissoras quando o assunto é o desenvolvimento de produtos digitais. Nesse artigo separamos um compilado de informações que você precisa saber para ingressar na área.
How Bootcamps

How Bootcamps

Saiba tudo sobre UX Design

O que é UX Design?

Na tradução, UX Design significa User Experience Design ou Experiência do Usuário. Se você deseja ingressar nessa carreira, é importante ter em mente que a sua atuação consiste em facilitar a maneira como as pessoas usuárias interagem com um serviço ou produto. 

O intuito é identificar como otimizar os processos e, consequentemente, melhorar a experiência das pessoas que estão entrando em contato com uma marca.

O que faz um ou uma UX designer?

O dia a dia de uma pessoa que trabalha com UX Design é repleto de desafios e são realizados por processos, mas tudo vai depender de empresa para empresa e da sua maturidade em relação ao UX no mercado. 

Dentro desses processos existem pequenas mini-tarefas que podem incluir: planejamento, criação de roteiros, desenvolvimento de questionários, aplicação de entrevistas e pesquisas com as pessoas usuárias, criação de personas, wireframes e protótipos de produtos digitais web e mobile, aplicação de testes de usabilidade, desenvolvimento de jornadas e outros.

O que aprender para ser UX Designer?

Saiba quais passos seguir e como se tornar um ou uma UX Designer que o mercado procura. Separamos alguns passos que não vão garantir a sua colocação, mas com certeza te deixará mais próximo dela. Confira!

1. Desenvolver Hard skills

Um dos pontos cruciais para quem deseja ingressar no mercado de UX é entender que as  Hard Skills são as competências técnicas adquiridas por meio de treinamento e estudo. Algumas dessas habilidades são: Pesquisa, Arquitetura da Informação, Prototipagem, metodologias ágeis e outros.

Um dos pontos cruciais para quem deseja ingressar no mercado de UX é entender que as  Hard Skills são as habilidades comportamentais. Uma dessas habilidades são: Empatia, comunicação, colaboração, síntese, curiosidade.

2. Desenvolver Soft Skills

Já as Hard Skills são as habilidades comportamentais, tão importantes quanto. Uma dessas habilidades são: Empatia, comunicação, colaboração, síntese, curiosidade

3. Participar da comunidade de UX

Participando de uma comunidade você consegue adquirir novos conhecimentos, conhecer pessoas e encontrar diversas oportunidades no mercado. Esse é um dos grandes diferenciais para você crescer na sua carreira.

4. Construir um portfólio

O portfólio é uma prática essencial para quem deseja ingressar na área de UX ou buscar por oportunidades melhores. Nele você tem a oportunidade de mostrar o seu processo de trabalho e quais conquistas alcançou. 

5. Estudar o mercado

Se você deseja atuar na área de UX, é importante entender a dinâmica do mercado, quais são as movimentações das empresas e o que esses profissionais fazem.

Onde aprender UX Design?

UX Design é uma área com muitas oportunidades, por isso, é importante entender onde você quer estar e qual problema deseja resolver. Para isso existem vários materiais disponíveis de estudo e canais que estão abertos, como por exemplo a comunidade de UX. Segue algumas indicações:

Leituras: Introdução e boas práticas em UX Design, Fabrício Teixeira; O Design do dia a dia, Don Norman; Design emocional, Donald A. Norman; Design Centrado no Usuário: Um guia para o desenvolvimento de aplicativos amigáveis; Design Thinking – Uma Metodologia Poderosa Para Decretar o Fim Das Velhas Idéia.

Comunidades: Ladies That UX, Vagas UX, Todas as Letras, Pretux, UX para Minas Pretas e Movimento UX.

UX design: como começar?

Essa é uma pergunta que todas as pessoas fazem. Então segue algumas dicas para te ajudar a dar o próximo passo da sua carreira.

Faça networking

Estabelecer uma rede de contatos das pessoas que já estão atuando na área ou tem um objetivo em comum, é uma forma de se expor para o mercado e mostrar que você está disponível para futuras oportunidades. 

Procure mentores de UX

A mentoria é você ter um contato, uma troca com um profissional experiente do mercado para te ajudar a passar por momentos mais técnicos da profissão de ser UX Designer, como em processo seletivos, ajuda em entrevistas e te auxiliar a como organizar melhor o seu linkedin.

Procure emprego ou estágio em UX

Se você está iniciando ou migrando de carreira, acompanhe as empresas certas e procure por posições de Júnior ou estágio. Identifique quais são as empresas que já tem um time grande de design e que já possuem maturidade. 

Geralmente, são empresas que já têm liderança de UX e uma estrutura de pessoas que estão consolidadas no mercado para te passar os principais aprendizados da área e do mercado. 

Continue estudando

Continuar estudando é fundamental para você começar a ter contato com o aprendizado mais técnico, como as metodologias, ferramentas, conceitos e história.

Quais são as áreas de UX Design?

Dentro da área de Design existem várias possibilidades de atuação. Por isso, aqui nesse tópico vamos listar quais são as principais e que estão em ascensão no mercado. É importante ressaltar que isso depende de empresa para empresa e da maturidade de cada equipe. 

Visual Designer

Design Visual é responsável pela composição visual de produtos, serviços e da identidade das empresas. A área une as habilidades de Design gráfico e UX Design para se preocupar exclusivamente com a aparência e sensações que o produto e a marca proporcionam às pessoas usuárias.

UI/UX Designer

O profissional que atua em UX (User Experience) está mais envolvido na etapa de descoberta e pesquisa e geralmente é a pessoa responsável por alimentar a pessoa de UI Designer (Design de interface de usuário) a prototipar e desenhar uma solução.

UX Writer

UX Writing é uma área que foi criada para auxiliar as pessoas usuárias na otimização de navegação de um software, aplicativo, sites, formulários e outros. 

Pensando nisso, as empresas de tecnologia estão gerando demandas para redatores que aprimorem suas habilidades em UX e saibam desenvolver um conteúdo fluído e de fácil compreensão, conectados com as funcionalidades e manuseio de produtos ou serviços. 

A proposta é melhorar o entendimento sobre o produto ou serviço e entregar uma experiência mais otimizada às pessoas usuárias. 

UX Researcher

Outra área que se destaca é o UX Research, que pode ser definida como a investigação sistemática das pessoas usuárias e seus requisitos, com o objetivo de adicionar contexto e gerar insights no processo de criar e desenvolver experiência. 

O UX Research trata das diferentes dimensões de pesquisas com usuários e o planejamento e execução de métodos de pesquisa de usuários qualitativos.

Service Designer

Essa área atua na experiência das pessoas usuárias aplicando de forma criativa as ferramentas e métodos de Design com o objetivo de desenvolver ou melhorar os serviços de uma empresa. 

Voice User Interface (VUI) Designer

Na tradução, a palavra significa Interface por voz de usuário que possibilita a interação entre pessoas e dispositivos digitais por meio da voz. É uma área que vem crescendo cada vez mais, pois esses profissionais são responsáveis por projetar uma VUI que traga valor e atenda as necessidades das pessoas usuárias.

VR/AR Designer

Com o crescimento acelerado da tecnologia surgiram novas experiências virtuais com a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual. A função da pessoa que trabalha com VR/AR Designer é aprimorar a imersão e melhorar a experiência das pessoas por meio das interações visuais, auditivas e cinestésicas.

Product Designer

Também conhecido como Designer de Produto, esses profissionais conhecem todos os processos de ponta a ponta e não atuam em uma etapa específica. Desta forma, se envolvem em todas as fases de um projeto de Produtos Digitais.

Designers de interação

O Design de interação vai além do desenvolvimento.Desta forma, profissionais da área focam na maneira como as pessoas usuárias interagem com um produto ou serviços, e são responsáveis por atuarem em prol da melhor interatividade.

Qual o salário de UX designers?

O salário médio nacional de UX Designers de acordo com as principais plataformas de recrutamento, podem variar entre R$ 3 mil a R$ 8 mil, mensal dependendo da empresa e do nível da função.

Conclusão

Quer navegar ainda mais por essa área cheia de desafios? A How tem um bootcamp pra você. Nele você aprenderá a desenvolver um produto digital passando por todas as etapas de UX Design. Faça parte da nossa comunidade e dê o próximo passo da sua carreira. 

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook

Outros artigos que você pode gostar

Informação

Assine para receber nossos conteúdos sobre carreiras

Logomarca da How Bootcamps